INCÊNDIO CRIMINOSO
Área é monitorada pela concessionária, responsável pela barragem, que atualmente não está ligada à rede de abastecimento de água da cidade.
O uso indevido e atos de vandalismo na área de equipamentos da barragem Água Franca, em Gurupi, têm mobilizado as equipes da BRK Ambiental, concessionária de água e esgoto, para garantir a integridade dos equipamentos que controlam o nível da água no local. Na noite desta terça-feira (11), as equipes da empresa identificaram um incêndio criminoso que danificou seis sifões, equipamentos responsáveis por regular o nível da água na barragem.
Os engenheiros e toda equipe técnica da concessionária realizaram os reparos e o monitoramento da área durante toda a noite e a madrugada. Não foram identificados riscos graves. A barragem Água Franca não integra o sistema de abastecimento da cidade, no entanto, ela é de responsabilidade da concessionária, que mantém o monitoramento dos níveis da represa.
Orlei Tamanho, responsável operacional da BRK Ambiental em Gurupi, orienta e faz um alerta para a população. "Esses equipamentos são importantes para garantir o nível adequado da barragem e qualquer dano a eles é um ato que prejudica um trabalho importante de monitoramento. Portanto, eles estão em uma área de segurança e não podem ser manipulados por pessoas que não sejam autorizadas pela concessionária", explica Orlei.
Segundo Orlei, o caso de vandalismo foi registrado junto às autoridades locais, que agora investigam o episódio. A BRK Ambiental continuará monitorando a área e vai apoiar nas investigações. “A população pode contribuir denunciando atos de vandalismo e o uso incorreto da área, como o despejo de lixo e a pesca. Para isso, basta acionar a empresa por meio de seus canais de atendimento”, reforça.
A população pode contatar a empresa pelo facebook.com/brkambiental, no 0800 6440 195 ou Whatsapp da BRK (11) 99988-0001.