TOCANTINS
Profissionais da primeira edição do projeto relatam suas experiências e oportunidades após a participação em iniciativa focada no desenvolvimento de carreira.
Comprometida com a diversidade e a inclusão no ambiente de trabalho, a BRK, responsável pelos serviços de saneamento em 47 cidades do Tocantins, homenageia as mulheres no mês de março com o lançamento de um minidocumentário sobre o Programa de Aceleração de Carreiras para Mulheres Negras.
Com a meta de contar com 40% de mulheres em cargos de liderança e ter um quadro de funcionários formado por 30% de trabalhadoras até 2024, a nova ação da empresa reforça os desafios da sociedade em ampliar as oportunidades de trabalho para as mulheres negras.
O vídeo apresenta depoimentos de três participantes da primeira edição do programa: Adriana Cardoso, Supervisora de Projetos e Controle de Obras, Magnólia Jesus, Coordenadora de Tratamento Água e Esgoto, e Francielly Martins, Gerente de Qualidade, e conta ainda com a participação de Tayana Fernandes, Analista de Comunicação e co-líder do GT de Raça da companhia, e Elizabeth Scheibmayer, líder do Comitê de Igualdade Racial do Grupo Mulheres do Brasil. As profissionais contam que a partir do projeto puderam evoluir e ganhar visibilidade no mercado de trabalho para ir mais longe. “No passado, estar em um lugar de liderança era só um sonho”, reforça Adriana Cardoso.
O Programa de Aceleração de Carreira contou com duas edições, com a participação de 37 funcionárias no total, sendo que 30% das profissionais da primeira turma foram promovidas. O projeto reúne workshops sobre ancestralidade, autoconhecimento e autoestima e mentorias com profissionais da BRK para garantir que todas as participantes identifiquem e alcancem seus objetivos profissionais.
“Investir em um programa de aceleração dentro da companhia é uma vitória para o grupo de trabalho de raça e para a empresa, porque reconhece e desenvolve o talento das mulheres que fazem parte da companhia. Temos grandes vitórias nesse início de trabalho e, com o avanço das iniciativas, sabemos que podemos ir muito mais longe”, reforça Tayana Fernandes.
Ana Paula Costa é Engenheira Civil e supervisiona as operações da BRK em sete cidades do Tocantins. Ela conta que participar do programa de aceleração foi uma experiência que transformou sua carreira. "Um sonho que se tornou realidade! Graças a essa oportunidade pude conhecer a Andreia Willians, uma das lideranças da BRK, que foi minha mentora e me capacitou para alcançar todas as minhas metas e objetivos na companhia. Ela me ajudou a encontrar potenciais que eu nunca enxerguei antes. Foi sem dúvidas algo que me transformou", explica Ana Paula.
O Programa de Aceleração de Carreiras é desenvolvido em parceria com o Grupo Mulheres do Brasil – entidade que defende o protagonismo feminino nos negócios e na política.
Confira o vídeo: www.youtube.com/watch?v=9kGNEYFghI4
Sobre a BRK Ambiental
A BRK Ambiental é uma empresa privada de saneamento básico que está presente em 13 estados, beneficiando 16 milhões de pessoas. São 125 cidades que já contam os serviços da companhia, que é a plataforma de saneamento da Brookfield, empresa canadense que está no país desde 1899. Além da diversificação geográfica, a maior entre as empresas do setor, a BRK Ambiental conta com um amplo portfólio de concessões. Isso oferece à BRK uma visão sobre as necessidades de investimentos e os desafios que cada região do país enfrenta para ampliar a oferta de serviços de água e esgoto.
Para a companhia, o saneamento básico é a chave para o desenvolvimento social e econômico do Brasil e tem grande potencial de impacto positivo em áreas como a saúde e a educação. Por isso, a BRK e seus acionistas estão comprometidos com um modelo de gestão ESG (da sigla em inglês para Meio Ambiente, Social e Governança), incorporando esta estratégia à tomada de decisões da companhia e à prestação de serviços. A empresa tem também um compromisso com a Diversidade e a Inclusão, sendo signatária do Pacto Global da ONU e dos Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU (WEP’s).