SANEAMENTO
CEO da BRK, Alexandre Honore Marie Thiollier Neto, destaca a importância da segurança no trabalho na cadeia de fornecedores do saneamento.
A BRK, uma das principais empresas privadas de saneamento do país, está lançando um programa para certificar fornecedores que trabalham seguindo as melhores diretrizes e práticas de segurança para seus funcionários. Chamada de ‘Aliados da Segurança’, a iniciativa tem como objetivo promover e intensificar a cultura de segurança entre os parceiros, reduzir o número de incidentes e desenvolver fornecedores locais para comportamentos seguros.
O programa vai reconhecer empresas que prestam serviços para a BRK nos diferentes estados brasileiros e que realizam atividades nas instalações da companhia ou em locais de sua operação.
Todos os fornecedores da BRK são avaliados e acompanhados desde o primeiro dia de contrato, garantindo a manutenção de altos padrões de segurança e qualidade, mas são elegíveis a certificação do Aliados da Segurança, os fornecedores com contrato de prestação de serviço vigente e superior a 12 (doze) meses, que atuem nos mais variados segmentos e que cumpram os requisitos do programa durante o ciclo de certificação.
“A segurança é um valor inegociável para a BRK e queremos expandir essa cultura para os nossos parceiros”, destaca Alexandre Honore Marie Thiollier Neto, CEO da BRK.
Antônio Rodrigues, gerente de Qualidade, Segurança do Trabalho, Saúde e Meio Ambiente da BRK no Tocantins e Pará comenta que o novo programa vem somar às demais ações que são desenvolvidas ao longo do ano para fortalecer a prática da segurança na rotina da companhia e preservar o bem-estar e a saúde de funcionários próprios e terceirizados, além do público geral dos municípios onde a empresa opera os serviços de água e esgoto.
“É essencial que cada um de nós que trabalhamos no saneamento, sejamos capazes de atuar no planejamento das atividades para reconhecer os riscos antes de cada tarefa e adotar as medidas necessárias para eliminar os incidentes que podem causar uma fatalidade ou lesão permanente em funcionários, terceiros ou membros do público”, destaca o gerente.
Na etapa inicial do programa serão avaliadas 24 empresas prestadoras de serviços quanto à implementação e aderência às diretrizes do Sistema de Gestão de Trabalho Seguro, ou SWMS (Safe Work Management System, na sigla em inglês). A partir dessa metodologia de gerenciamento de riscos e prevenção de incidentes adotada pela BRK, serão fornecidas certificações nas categorias Ouro, Prata e Bronze para as empresas que atingirem nota igual ou superior a 70 pontos.
A avaliação vai considerar, qualitativamente, cinco pilares do SWMS: liderança, gestão de risco, educação, controle e monitoramento. De forma quantitativa, serão avaliados os resultados das Observações de Trabalho Seguro (OTSs) e de Inspeções de Segurança nas frentes de serviço realizadas pelas equipes de segurança, líderes da BRK e respectivos gestores dos contratos. As avaliações serão feitas mensalmente.
“Essa é uma importante iniciativa para aprimorar e elevar os processos de segurança entre companhias com grande potencial de prestação de serviços. Queremos desenvolver cada vez mais o comportamento seguro no saneamento e nossa expectativa é tornar o programa não só referência, mas uma ferramenta que unifique as práticas adotadas entre todos nossos colaboradores, sejam próprios ou terceirizados”, completa Thiollier Neto.