IMÓVEIS
O uso do reservatório em imóveis pode prevenir sobrecargas nas tubulações internas e interrupções no abastecimento.
A BRK, concessionária responsável pelo serviço de água e esgoto em 46 municípios do Tocantins, orienta a população sobre a importância da instalação da caixa d'água nos imóveis, uma vez que o reservatório garante a continuidade do abastecimento quando ocorrem interrupções temporárias no fornecimento de água, para manutenções do sistema. Além disso, as caixas d’água reduzem a pressão da água que entra nas propriedades, evitando sobrecargas nas tubulações internas e ocorrências de vazamento.
A coordenadora de operação da BRK, Márcia Araújo, ressalta que a concessionária tem estrutura completa para garantir que a água seja distribuída com qualidade e regularidade, e que o dispositivo chega para complementar, trazendo ainda mais segurança hídrica aos moradores. “Sabemos que podem acontecer situações em que são necessárias algumas intervenções no sistema. Nesses casos, a caixa d'água é também uma importante ferramenta para atender as demandas urgentes dos usuários”.
A coordenadora ainda explica que quanto maior a caixa d'água, mais segurança de reserva para os próprios moradores. “Estima-se que uma pessoa utilize cerca de 150 litros de água por dia. Portanto, em uma residência com cinco pessoas, são utilizados 750 litros de água. Assim, recomendamos instalar uma caixa d’água com capacidade para 1.000 litros”, explica.
A BRK reforça que é crucial monitorar o estado de conservação da caixa d'água e realizar a higienização a cada seis meses para assegurar a eficiência do cloro, mantendo a qualidade da água em níveis adequados, e prevenindo a ocorrência de doenças. Para mais dicas sobre a limpeza da caixa d’agua, acesse: https://blog.brkambiental.com.br/limpeza-caixa-dagua/