PALMAS
Ação busca sensibilizar a população de Palmas sobre os riscos de incêndios florestais e urbanos.
Com o objetivo de conscientizar os moradores da zona rural de Palmas sobre os riscos de incêndios florestais e urbanos, a BRK participou do Dia “D” de Prevenção, Conscientização e Combate às queimadas, realizado no último sábado, 10. A iniciativa é dos integrantes do Comitê PrevIncêndios do município de Palmas.
A gerente de Responsabilidade Socioambiental da BRK, Karinne Matos, ressalta a importância da ação para a preservação do meio ambiente. “Durante a visita, promovemos uma reflexão sobre as práticas adequadas e medidas preventivas para o controle de queimadas, bem como o reaproveitamento dos resíduos”.
A parceria tem se intensificado para prevenir e mitigar os riscos de queimadas e incêndios, especialmente no segundo semestre, quando são mais comuns. O motivo são as condições favoráveis, como baixa umidade do ar e do solo, vegetação seca, altas temperaturas e o uso intensivo de queimadas na preparação do solo para a agricultura. A próxima ação está programada para o dia 17 de agosto.
Para a gerente, a integração entre órgãos públicos e privados torna possível a disseminação mais eficiente de medidas de prevenção. “A parceria integrada é fundamental para reduzir a incidência de incêndios em Palmas, incentivar a substituição do uso do fogo no manejo do solo e priorizar ações voltadas para a conservação ambiental, além de contribuir para a qualidade de vida da população local e da região”, explica.
Comitê PrevIncêndio Palmas
Fazem parte do Comitê PrevIncêndio Palmas a Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA), a Companhia de Saneamento do Tocantins (BRK), a Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), a Agência Municipal de Turismo (Agtur), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Seder), a Secretaria Municipal de Educação (Semed), a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), a Companhia de Energia do Tocantins (Energisa), a Associação Água Doce-Movimento de Proteção ao Taquaruçu Grande e a Associação Governança Turística de Taquaruçu (Goverta).