CULTURA E VALORIZAÇÃO
Atividades ocorrem ao longo da semana, com foco em arte, cultura e valorização da autoestima.
Entre os dias 21 e 25 de outubro, a BRK realiza uma série de atividades socioambientais voltadas para idosos e jovens de Gurupi. Na Casa do Idoso, a ação “Arte e Autoestima para Pessoa Idosa” oferece serviços de beleza para participantes da terceira idade. Paralelamente, alunos de escolas públicas da cidade participam da Oficina de Muralismo, transformando uma parede em uma obra de arte coletiva.
A iniciativa da concessionária visa desenvolver a consciência socioambiental por meio da arte e da cultura, além de promover o protagonismo das pessoas idosas.
Em relação às atividades de beleza, a assistente social da BRK, Hérica Sales, destaca que a ação proporciona momentos de convivência e socialização para os idosos. "Essas atividades resgatam a autoestima e promovem a interação social", afirma.
Entre os serviços oferecidos estão massagens terapêuticas, tiragem de fotos para caricaturas, entrega de fraldas geriátricas, sessões de cinema com filmes leves e divertidos, apresentações de palhaços, atividades artísticas de lettering com pintura colaborativa, além de um coffee break de encerramento e a entrega das caricaturas.
Para a coordenadora Neiva Norá, a ação promove bem-estar a todos os envolvidos. "Para nós é maravilhoso, assim como para os idosos, porque é o tipo de ação que chama a atenção deles. Nossos idosos já estão bastante avançados em idade, então precisamos desenvolver atividades que estejam de acordo com a realidade deles. A música e as brincadeiras despertam muito interesse, por isso é tão positivo", explica.
Durante a Oficina de Muralismo, os alunos transformam uma parede em um painel de arte. A mistura de cores e desenhos retrata a inclusão, além da fauna e flora do cerrado.
A gerente de Responsabilidade Socioambiental da BRK, Karinne Matos, ressalta os impactos positivos das ações para a comunidade. “Trabalhamos para promover impactos sociais que vão além do acesso aos serviços de água e esgotamento sanitário, estendendo-se a ações socioambientais nas comunidades atendidas”, conclui.