COLÉGIO MILITAR
Competição busca promover o crescimento e a difusão de boas práticas de ensino, preparando os estudantes para uma atuação crítica e informada em diversas áreas da Geografia e Geociências.
O Colégio Militar do Tocantins (CMTO) de Buriti - Unidade XXVII está em clima de celebração após o excelente desempenho de seus estudantes na 9ª Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG), que vão representar o Tocantins na fase nacional da competição.
A equipe intitulada "Desbravadores do Norte CMTO" é composta pelos estudantes Pedro Henrique Araujo Silva, Itauana Santos Reis e Kailany Silva Ferreira, que brilharam nas etapas estaduais. A Olimpíada, que aborda temas de Geografia Geral, Cartografia e Geotecnologias, exige dos competidores um profundo conhecimento e análise integrada dos fenômenos geográficos.
O estudante do 3° ano do Ensino Médio, Pedro Henrique, 17 anos, descreveu sua experiência na OBG como sensacional. “Apesar do cansaço, eu e minha equipe conseguimos manter o foco e a dedicação. A primeira etapa foi espetacular e espero que a fase presencial seja ainda mais incrível. Quero aproveitar cada momento com leveza e concentração”, declarou.
Já Kailany Silva, também do 3º ano, destacou o desafio e o aprendizado proporcionados pela competição. “Participar da Olimpíada de Geografia está sendo uma experiência incrível para mim e para minha equipe. A primeira fase foi cheia de desafios, mas conseguimos superá-los e, com isso, adquirimos mais conhecimento. Espero que a próxima etapa seja ainda melhor”, disse a estudante de 17 anos.
O professor de Geografia e orientador das Equipes Olímpicas da escola, Jardel da Conceição Farias, que acompanhou os estudantes durante o processo, relatou que a competição é uma oportunidade ímpar para ampliar o conhecimento dos jovens e prepará-los para desafios futuros. “É fundamental que nossos estudantes se familiarizem com questões desafiadoras, como as da Olimpíada Brasileira de Geografia. Esse tipo de experiência não só amplia o conhecimento geográfico, mas também os prepara de maneira eficaz para vestibulares e concursos públicos”, afirmou o professor.
Além da Desbravadores, outras equipes da unidade escolar foram medalhistas na primeira fase, totalizando a conquista de duas medalhas de ouro, cinco de prata e uma de bronze.
A OBG, que é dividida em etapas online e presenciais, oferece aos estudantes uma plataforma de colaboração e aprendizado, onde a competição é apenas um dos aspectos. O evento busca, sobretudo, promover o crescimento e a difusão de boas práticas de ensino, preparando os estudantes para uma atuação crítica e informada em diversas áreas da Geografia e Geociências. A fase nacional que está prevista para acontecer no mês de novembro, em São Paulo, promete ser ainda mais desafiadora, reunindo as melhores equipes de todo o país.