“Uma das maiores dificuldades de implementar polÃticas públicas na área da educação está em estabelecer formas democráticas e transparentes de acesso, dentre as quais a possibilidade de garantir que todo cidadão ou instituição educacionais possa captar recursos e ser parte integrante de uma polÃtica pública de educação, contribuindo de forma direta no processo de criação dessa polÃtica elaborando projetos para serem analisados e fomentados com recursos públicosâ€. Trecho da mensagem encaminhada pelo vereador Itamar, que também é professor da rede estadual , que propõe na câmara municipal de Buriti a criação do Fundo Municipal de Educação, e será apresentado em votação ainda esta semana.
A criação do Fundo Municipal de Educação, de natureza contábil - financeira, destinado a disponibilizar recursos para fomentar e difundir projetos educacionais e trará importantes resultados de ordem polÃtica. Trata-se de um instrumento de sustentação da gestão educacional, contribuindo para que haja maior participação dos atores dessas atividades na implementação de um polÃtica educacional, conjugada com o desenvolvimento do setor e as ações de governo na gestão da educação.
Para Itamar, “ a democratização da gestão educacional em nossa cidade, materializada na proposta de instituição de um canal permanente de fomento e difusão de polÃtica educacional, a adoção dessa iniciativa não será ato único e solitário, outras medidas serão adotadas visando alcançar os objetivos definidos dessa polÃtica mais abrangente de democratização do poder público†finalizou o vereador.