NO ANO NOVO
Criada para homenagear o fundador de Araguatins, Vicente Bernardino Gomes, a estátua dedicada ao desbravador está bastante depredada.
O que era para ser um símbolo de respeito a um pioneiro, graças ao desprezo dos governantes, tornou-se um pacote de concreto sem valor cultural e com rachaduras na parte da cabeça, o que possivelmente cortaria o coração de criador e criatura, conforme mostram as fotos enviadas por um morador local.
O zelador da praça disse que a estátua ficou desta forma na madrugada do dia 1º de janeiro, durante as festividades da virada de ano, e provavelmente ocorreu por conta do arremesso de garrafas. Após o evento, o profissional havia encontrado aos pés do busto, três litros de whiskies e garrafas de cervejas quebradas.
O busto foi instalado na administração do prefeito, Atanásio de Moura Seixas, em 1968, para comemorar o centenário de Araguatins. Essa obra de arte, além de ser um dos orgulhos dos moradores da cidade, é ainda um dos pontos turísticos onde os visitantes fazem suas selfies e compartilham nas redes sociais.
Morador tradicional da cidade, Luiz Tolentino, disse que essa obra de arte não tem recebido dos prefeitos, o respeito que ela merece, e que o ocorrido é o reflexo do descaso administrativo e da destruição que alguns moradores, igualmente sem respeito, fazem.