A Câmara Setorial do Mel tocantinense se reuniu na tarde desta quinta-feira, dia 14, para discutir e definir as ações da cadeia produtiva a serem desenvolvidas em 2013. A reunião aconteceu no auditório da Seagro - Secretaria de Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário - e contou com a participação de 20 representantes de instituições, além de presidentes de cooperativas e apicultores de Palmas e Nova Olinda. A Câmara foi criada em 2005, com o objetivo de trabalhar em equipe para alavancar o setor no Estado com competitividade e sustentabilidade.
Durante a reunião foi discutida ainda a proposta de elaboração de uma agenda estratégica com ações planejadas para os próximos cinco anos. A mesma deverá ser discutida coletivamente pelas instituições da Câmara e aprovada em assembleia até o final do ano. De acordo com o estatuto serão realizadas reuniões a cada três meses durante o ano. A próxima está prevista para o mês de junho.
As atividades desenvolvidas pela Secretaria foram apresentadas pela médica veterinária da Seagro e membro da Câmara Setorial, Érika Jardim. Segundo ela, as ações têm como objetivo fomentar e fortalecer o setor como o Qualimel – Projeto de Desenvolvimento da Apicultura Tocantinense, que tem como meta transformar a atividade familiar para uma empresarial, aumento a ocupação produtiva e geração de renda de agricultores familiares. “A intenção é incluir os produtores em atividades economicamente rentáveis de forma organizada, através de associações e cooperativas. Este projeto conta com a parceria do Ruraltins e Sebrae Tocantinsâ€, completou.
Seagro
Em seguida Érika apresentou o cronograma de ações da Seagro para a apicultura em 2013, como o Bosque do Mel, que será montado na 13ª edição da Agrotins – Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins, que será realizada de 7 a 11 de maio, em Palmas. Em seguida relatou os cursos de associativismo e cooperativismo, gestão de apiários e de cooperativas, manejo para altas produtividades e boas práticas de processamento, além de oficinas sobre a viabilidade econômica do empreendimento agrÃcola que serão realizados nas cidades de Palmas, Porto Nacional, Gurupi, AraguaÃna e Araguatins.
A veterinária falou ainda da realização de ciclo de palestras, do lançamento do diagnóstico de apicultura, da inauguração das casas de mel e entrepostos, das visitas de acompanhamentos das atividades e sobre a assistência técnica especÃfica e continuada.
Parceiros
O Senar – Serviço de Aprendizagem Rural, Unitins Agro e Faculdade Católica do Tocantins irão realizar Dias de Campo, cursos e capacitação técnica. A Setas – Secretaria do Trabalho e da Assistência Social destacou a realização de cursos, o material disponÃvel para o setor, bem como os recursos disponÃveis para equipar as casas de mel e cooperativas, por meio de projetos. Aproveitando a oportunidade o presidente da Fetoapi – Federação Tocantinense de Apicultura, Antonildo Alexandre de Medeiros, avisou que a nova eleição para o comando da federação está prevista para acontecer no dia 11 de abril.
Na ocasião, também foi discutida pelo grupo, a inserção do mel na merenda escolar nas escolas estaduais.
Participantes
A câmara é composta de 24 membros, sendo representantes: Seagro, Sebrae Tocantins, Adapec, Ruraltins, Banco da Amazônia, Banco do Brasil, SFA – Superintendência Federal da Agricultura, Unitins, Unitins Agro, Agência de Fomento, Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Sagri- Secretaria de Agricultura de Palmas, Faculdade Católica do Tocantins, Seduc – Secretaria de Educação e Cultura, Setas, Seplam – Secretaria de Planejamento, OCB – Organização das Cooperativas do Brasil, Naturatins, Itertins e Fetoapi.