NA CÂMARA DOS DEPUTADOS
A comissão especial dos Agrotóxicos da Câmara dos Deputados conseguiu aprovar na segunda-feira (25) um projeto de lei que modifica as regras para o uso e fiscalização de agrotóxicos no Brasil. No entanto, segundo O Globo, o que chamou a atenção durante os debates foi outra coisa.
Enquanto o parecer do relator Luiz Nishimori (PR-PR) era debatido por diversos setores da sociedade, alguns deputados estavam prestando atenção em “assuntos mais urgentes”. Como exemplo, o jornal flagrou o deputado tocantinense César Halum (PRB) se divertindo com uma foto de uma mulher seminua em seu smartphone.
Quando questionado sobre o assunto, o deputado disse que seu celular costuma ser “invadido” por besteiras o tempo todo. Halum justificou ao O Globo:
— É o seguinte: você abre o celular, aí os caras vão e colocam isso aí. Eu abro toda hora para ver mensagem e aí de vez em quando vem isso aí. Também não vou olhar uma foto de macho com pau duro olhando para mim. Não tem nada a ver isso aí, não — justificou Halum.
Enquanto o colega olhava fotos de mulheres, o deputado Victório Galli (PSL-MT) se divertia acompanhando o jogo entre Portugal e Irã pela Copa do Mundo, que terminou com o placar empatado e com a classificação da equipe de Cristiano Ronaldo para a segunda fase.
O deputado foi procurado, mas ele não retornou as ligações à reportagem do O Globo.
Projeto foi aprovado por 18 votos contra 9
Ambos os deputados flagrados votaram a favor do projeto que regula os agrotóxicos. O projeto foi aprovado por 18 votos favoráveis e nove contrários.