Facebook
19/06/2024 - 11h11m

NO LAGO DA UHE

Caça e Pesca predatória: Naturatins realiza fiscalização em Darcinópolis e Palmeiras

Por Bico 24 Horas

A equipe de fiscalização ambiental realizou uma operação intensiva para combater a pesca predatória no Lago da UHE.

Fiscais realizam patrulhamento fluvial (Foto: Naturatins/Governo do Tocantins)

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) concluiu nessa segunda-feira, 17, ações de fiscalização nas regiões de Araguacema, Caseara e no lago da Usina Hidrelétrica de Estreito (UHE) com o objetivo de coibir a caça e a pesca predatória. Dentre os municípios alvo das ações estão Darcinópolis e Palmeiras do Tocantins, ambos no Bico do Papagaio.

A equipe de fiscalização ambiental do Instituto realizou uma operação intensiva para combater a pesca predatória no Lago da UHE no norte do Estado, nas cidades ribeirinhas de Barra do Ouro, Filadélfia, Babaçulândia, Darcinópolis e Palmeiras do Tocantins.

A ação, coordenada pela Gerência de Fiscalização, aconteceu em cumprimento a Portaria Conjunta nº 04/2024, que resultou na apreensão de 300 metros de redes de pesca. A operação teve início na última terça-feira, 11, com os fiscais ambientais percorrendo áreas estratégicas ao longo dos principais corpos d’água da região.

A fiscalização focou em identificar e autuar pescadores envolvidos em práticas ilegais de pesca que ameaçam a biodiversidade local. Além da apreensão dos materiais, os fiscais também orientaram os pescadores sobre as leis ambientais e a importância da pesca sustentável. “Aqueles flagrados em atividades irregulares poderão receber multas severas e responder por crimes ambientais, conforme a legislação vigente”, destacou o fiscal ambiental Antoniel Gouveia. Também participaram da ação os fiscais Laiane Cristina de Paiva e Mauricio Machado Barros.

Os materiais recolhidos na ação foram depositados na Gerência Regional do Naturatins em Pedro Afonso.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS