ESPORTE
O atacante natural de Cachoeirinha, no Bico do Papagaio, Gilberto Macena viveu um momento de imensa emoção, nesta terça-feira, 29, em Bangkok, capital tailandesa, ao voltar a treinar com bola, pouco mais de três meses depois de realizar uma cirurgia de ligamento cruzado anterior do joelho direito (LCA). O biquense se contundiu no mês de maio e foi operado pouco tempo depois no HCor, em São Paulo-SP, pelo médico Rene Abdalla; em seguida, iniciou o trabalho de recuperação com a equipe de fisioterapia coordenada por Ricardo Sasaki.
O atacante trabalhou no campo de jogo pela primeira vez após a contusão, durante a pré-temporada do Bangkok United, e não pôde evitar a emoção. “Foi exatamente como a primeira vez que vi um gramado em minha vida, uma alegria imensa, só eu sei o quão difícil foi e o quanto foi doloroso todo esse processo cirúrgico e de recuperação até aqui. Tenho que agradecer a Deus e a equipe médica que cuidou de mim, no HCor, em São Paulo-SP, e aqui na Tailândia, com o departamento técnico e fisioterápico da minha equipe”, relatou o atacante.
“As expectativas são boas e devo retornar bem antes do esperado, por isso, preciso seguir firme dia após dia. Tenho certeza que em outubro já estarei de volta aos gramados e em 2018 retornarei mais forte do que nunca”, complementou Macena.
Ao longo de sua carreira o biquense de 33 anos, natural de Cachoeirinha, defendeu o Holbæk B & I e o AC Horsens, ambos da Dinamarca; Shandong Luneng e Hangzou Greentown, os dois da China; Buriram United, da Tailândia; e Al-Qadisiyah Football Club, da Arábia Saudita. No Brasil, antes de migrar para o cenário internacional, Macena jogou pelo Ceres FC-RJ, Comercial FC-SP e Rio Claro FC-SP.
Na temporada em que atuou pelo Buriram United, Gilberto Macena conquistou diversos títulos: Toyota Thai Premier League,Toyota League Cup, Kor Royal Cup, Toyota Mekong Club Championship – 2015 e Chang FA Cup 2015. Na temporada 2009/2010 foi o principal artilheiro da Liga da Dinamarca, atuando pelo AC Horsens.