CAMPEONATO TOCANTINENSE
Tinho Damasceno confia em fator casa após empate no jogo de ida: "Torcida é um combustível a mais".
O Bela Vista empatou com o Capital por 1 a 1, no jogo de ida das semifinais do Campeonato Tocantinense. O time de Cachoeirinha conseguiu suportar a pressão e conquistar a igualdade no placar, mesmo com um jogador a menos desde o início da primeira etapa. Para o técnico Tinho Damasceno, o resultado foi bom, dado as adversidades que enfrentou.
“O resultado foi bom. Eu acho que poderia até ter sido melhor, mas um resultado bom, com jogador a menos desde os 18 [minutos] do primeiro tempo expulso. Ainda perdemos [por lesão] o nosso capitão aos 22 minutos, que é o André Morosini.”
Com apenas dois jogos em casa na primeira fase do campeonato, a torcida fez sua parte e encheu o estádio Jorge Filho, em Angico. Foram 924 torcedores nas duas partidas, ficando à frente do seu rival na semifinal, que teve quatro partidas no estádio Nilton Santos e conseguiu levar pouco mais de 700 pessoas.
“Em casa a gente tem o apoio da nossa torcida, com certeza é um incentivo a mais, um combustível a mais. Temos que saber jogar, tirar proveito do fator casa, mas temos que respeitar a equipe deles, que é um time forte, competitivo. E tentar tirar vantagem mínima que seja para poder passar”.
Nos dois confrontos da equipe nesse ano, foram dois empates por 1 a 1, mas com atuações totalmente distintas. No jogo da 3ª rodada, no dia 11 de fevereiro, o Capital ainda era treinado por Wilsomar Sena, e tinha um time totalmente diferente do jogo da semifinal. O Bela Vista desperdiçou muitas chances e sofreu o empate na reta final da partida.
Em comparação com a primeira fase, o rubro-negro só tinha quatro remanescentes no time titular, além da mudança no comando técnico. Com isso, Tinho sabe que a qualidade adversária melhorou para essa semifinal.
“A equipe deles é uma equipe forte, uma equipe que adquiriu bastante experiência com as peças que veio. Treinador novo dá motivação, mais confiança a equipe, mas nós soubemos suportar bem lá e agora conseguimos trazer um resultado para dentro de casa. Era nossa intenção não sofrer tanto. De repente, poderia ser um empate também, mas com a bola um pouco mais no ataque, eles tendo um pouquinho mais de dificuldade”.
Com o sonho de conquistar calendário nacional, o técnico não se preocupa em possíveis bonificações, mas pensa primeiro em garantir a vaga na decisão.
“Se conseguimos colocar o time na Copa do Brasil, com certeza deve ter algum tipo de bonificação. Isso ainda não foi discutido. Nós estamos focados em fazer história, em garantir um calendário nacional para o time no ano que vem, já que o propósito da equipe e da diretoria é realmente ter um calendário nacional para poder buscar algo a mais no futebol brasileiro”.
Ciente do retrospecto de empates no confronto, Tinho Damasceno não descarta uma eventual decisão de pênaltis e garantiu treinos dessa finalidade para a equipe.
“Tentar fazer [o placar] no tempo normal, mas não podemos desprezar também uma disputa por pênalti. Treinar bastante essa semana para que possamos chegar no nosso objetivo”.
Bela Vista e Capital se enfrentam no sábado (25), às 15h30, no estádio Jorge Filho, em Angico. O Bela Vista está invicto em casa, enquanto o Capital não perdeu fora de casa.