Facebook
11/03/2020 - 15h12m

EVENTO

Calouros da Unitins de Augustinópolis e Araguatins participam de gincana

A Gincana dos Calouros, uma ação da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), por meio da Coordenação de Assuntos Estudantis e Esporte, foi realizada no Câmpus Augustinópolis, na última sexta-feira, 6, e no Câmpus Araguatins, no sábado, 7. O objetivo da programação, segundo o professor Eduardo Barreira é “atender os câmpus da Unitins com atividades lúdicas e de cunho de responsabilidade social, aproximando assim ainda mais a Unitins a comunidade ondes os campus estão inseridos".

A gincana, em ambos os câmpus, contou com atividades como grito de guerra, melhor cantor(a), doação de roupas e alimentos, doação de sangue, máquina do tempo: levar a pessoa mais idosa, levar o disco de vinil mais antigo, prova do tiro ao alvo, prova da agulha e prova da esponja.

O evento foi um sucesso e abrangeu quase todos os calouros dos cursos envolvidos, além das provas estabelecidas e lúdicas, a parte social falou mais alto com as doações de roupa, alimento e sangue. Os calouros relataram estarem satisfeitos com o modo que a instituição os recebeu e que nos próximos anos gostariam que a gincana também se entendessem aos veteranos”, comentou o professor Eduardo Barreira.

Câmpus Augustinópolis

Equipe campeã do Câmpus Augustinópolis (Foto: Arquivo Pessoal)

A programação no Câmpus Augustinópolis contou com 120 calouros, como um público geral de 250 pessoas, incluindo veteranos. Na ocasião, foram arrecadados 516 kg de alimentos, 118 peças de roupas e houve 11 doações de sangue. A equipe campeã foi a turma do 1º período de Ciências Contábeis.

Para a diretora do Câmpus Augustinópolis, professora Gisele Padilha, “foi um momento de diversão, integração acadêmica e muita solidariedade. Os alunos e a equipe da Unitins estão de parabéns pelo empenho. Com esta ação, a Unitins beneficiará muitas famílias, com doações de alimentos, roupas e também doação de sangue. Para o próximo ano, nossa expectativa é alcançar um número ainda maior de doações”.

Acadêmico participando da prova da agulha no Câmpus Augustinópolis (Foto: Arquivo Pessoal)

A gincana foi uma forma de recepção e interação para nós, os novos acadêmicos, mas também com a comunidade local. Nós nos unimos para um propósito, tivemos êxito e firmamos um laço de amizade com os acadêmicos e com a comunidade. Desde do dia que foi lançado o desafio pude perceber o empenho de cada calouro com a arrecadação de alimentos, roupas e doação de sangue. Isso fez com que todos saíssem vencedores. Eventos como esse são de suma importância para que haja interação. Como representante de sala, e da equipe do curso de Contábeis, agradeço a todos os participantes”, destacou o acadêmico João Carlos da Silva Bezerra.

Câmpus Araguatins

Professor Eduardo Barreira conduzindo as atividades no Câmpus Araguatins (Foto: Arquivo Pessoal)

Já no Câmpus Araguatins, 80 calouros participaram das atividades, totalizando um público geral de 150 pessoas. Foram arrecadados 230 kg de alimentos e 1.200 peças de roupas. A equipe vencedora foi a turma do 1º período de Pedagogia.

Para o diretor do Câmpus Araguatins, professor Sérgio Mendes, “essa atividade visou estimular a interação e promover o despertar da identidade universitária, visando a integração dos estudantes ingressantes com a comunidade acadêmica, docentes, técnicos e discentes, sendo esta uma alternativa diferente para recepcioná-los. Além das interações promovidas pela gincana, o lado social esteve em evidência nas provas especiais com a arrecadação de alimentos e roupas que serão doadas às famílias carentes do município de Araguatins. Ações como esta reforçam ainda mais o compromisso social da Unitins com as comunidades locais”.

A gincana dos calouros foi importante para a interação e integração dos novos acadêmicos, sem mencionar que tanto o primeiro período do curso de Pedagogia quanto o de Letras se uniram para arrecadar os itens da gincana, e essa união foi e será importante no processo acadêmico. A equipe pedagógica juntamente com os discentes que participaram da gincana estão de parabéns. Todos se esforçaram e se dedicaram para que o evento ocorresse. Apesar de ter sido uma competição ninguém perdeu, todos ganharam. Ações como essa são importantes para manter uma boa relação entre sociedade e universidade. Fazer o bem faz bem para a alma!”, destacou o acadêmico do 1º período de Pedagogia Rafael Silva Brito.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS