UNIR MULHERES
Para fazer parte da campanha “UNIr Mulheres” basta contribuir com a doação de absorventes, desodorantes, sabonetes, pastas de dente, escovas de dente, shampoos, condicionadores e cremes para pentear. Quem preferir, também pode doar quantias em dinheiro.
A Liga de Saúde Coletiva (Lisc), vinculada ao curso de Medicina/Câmpus Augustinópolis da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), está coletando itens de higiene pessoal durante a campanha “UNIr Mulheres”, em alusão ao mês de março, em que se comemorou o Dia da Mulher. Os produtos arrecadados serão destinados exclusivamente para mulheres em situação de vulnerabilidade social dos municípios de Augustinópolis e Praia Norte.
Para fazer parte da campanha basta contribuir com a doação de absorventes, desodorantes, sabonetes, pastas de dente, escovas de dente, shampoos, condicionadores e cremes para pentear. Quem preferir, também pode doar quantias em dinheiro. O valor será totalmente utilizado para a compra dos produtos para doação. A contribuição em dinheiro pode ser direcionada para o PIX da ligante Geovanna Vitória Tom, no endereço de e-mail [email protected].
“A questão da higiene sempre é muito marcante. Por causa da questão alimentar, muitas vezes você tira o dinheiro que você compraria um absorvente, um desodorante, e direciona para essa necessidade básica que é a alimentação. Por isso, decidimos montar os kits de higiene para colaborar com essa necessidade da mulher. Nós decidimos pela ação, mas ainda faltava definir o direcionamento dos kits e uma das nossas ligantes é de Praia Norte e trouxe essa realidade das mulheres de lá que sofreram com as enchentes ocasionadas pelas chuvas fortes no começo deste ano. Como nossa atuação é voltada para ao Bico do Papagaio e não somente para Augustinópolis, vimos a oportunidade de expandir nossa atuação”, explicou a diretora de extensão da Lisc, Geovanna Tom.
Ação de conscientização
Para estimular a doação, a Lisc instalou uma cesta de produtos em um dos banheiros femininos do Câmpus Augustinópolis, ao lado de cartazes que instigam a reflexão acerca das dificuldades enfrentadas por mulheres em situação de vulnerabilidade social. “Tá precisando de um absorvente, pasta de dente ou sabonete? Pode pegar na cestinha aqui embaixo! Essa é uma ação da Lisc para lembrar do privilégio que é ter acesso a esses produtos”, diz um dos cartazes.
“Você sabia que no município de Praia Norte, devido às cheias, muitas mulheres estão passando pela falta de acesso a esses itens básicos? Imagine que triste passar por necessidades como essa…”, provoca outro cartaz.
As doações serão recebidas até o final deste mês. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (63) 99233-8399. Uma caixa para o recebimento de doações também foi instalada no Câmpus da Unitins em Augustinópolis.