Imunizar 250 mil tocantinenses. Esta é a meta da 15ª Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza (Gripe), que tem inÃcio nesta segunda-fera, 15, e segue até o dia 26 de abril.
A grande novidade deste ano é a ampliação do grupo prioritário. Agora, mulheres no perÃodo do puerpério (até 45 dias após o parto) e pessoas que cumprem medidas sócio-educativas, privadas de liberdade, passam a compor o grupo que inclui pessoas maiores de 60 anos, crianças entre seis meses e dois anos, indÃgenas, gestantes e profissionais de saúde.
Segundo a coordenadora de Imunização da Sesau, Marlene Alves, a inserção desses dois grupos é uma forma de atender as pessoas mais fragilizadas e que não tem acesso à vacina. “No caso das puérperas, por exemplo, a mulher está com a saúde fragilizada e uma gripe pode tornar-se grave. Já as pessoas privadas de liberdade já tinham acesso à vacina, mas após a campanha. Agora, eles terão acesso simultâneo à população em liberdadeâ€, explica.
De acordo com a Secretaria de Saúde do Tocantins, a meta é vacinar no mÃnimo 80% da população alvo da campanha em todo o Estado. Ao todo, 255 mil doses da vacina foram disponibilizadas aos 139 municÃpios do Tocantins.
Como e onde vacinar
A Campanha ocorre simultaneamente em todo o Estado. A população deve procurar a unidade de saúde mais próxima de casa, durante o horário de funcionamento da unidade, portando cartão de vacinação e/ou identidade. A vacina é gratuita. Para as pessoas que não compõem os grupos prioritários (doentes crônicos) é preciso apresentar indicação médica. No caso das puérperas também é preciso apresentar a certidão de nascimento do bebê.
Segundo informações do Ministério da Saúde, a vacina protege contra os três subtipos do vÃrus da gripe que mais circularam no inverno (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). Depois de receber a dose, as pessoas estarão protegidas a partir de 15 dias. A vacina é segura e a única contra indicação é para as pessoas com alergia severa a ovo.
Dia D
No próximo dia 20 de abril será realizada uma mobilização nacional, o “Dia Dâ€. Nesta data será realizado um mutirão para vacinar o maior número de pessoas, com postos de vacinação montados em postos de saúde, supermercados, igrejas, escolas e outros locais de fácil acesso à população.
De acordo com a coordenadora de Imunização, no Dia D de vacinação o número de postos de atendimento em Palmas, por exemplo, sobe de 33 para 64.
Campanha de 2012
De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, no último ano o Estado atingiu 82% de cobertura vacinal e está entre os estados da região Norte que ultrapassaram a meta de imunização, de 80%. Em todo o Tocantins foram vacinadas mais de 167 mil pessoas.