O Campus Araguatins recebeu na quinta-feira, 14, alunos da escola de ensino fundamental Vanor Parreão da Costa de Araguatins, durante uma atividade da disciplina de educação para diversidade promovida pelo projeto de extensão, do campus: Possibilidades da Educação Integral na cidade de Araguatins.
De acordo com a coordenadora da ação, professora Lucinalva Ferreira, a atividade teve como objetivo proporcionar um momento de reflexão sobre a importância do combate ao preconceito e abolição da escravidão, comemorada do dia 13 de maio.
Na ocasião, os alunos tiveram uma conversa sobre a abolição da escravidão com um representante da comunidade quilombola Ilha de São Vicente de Araguatins. Posteriormente, foram conduzidos aos laboratórios de informática para atividade com jogos virtuais e em seguida assistiram a dramatização do livro: Menina bonita do laço de fita, encenado pelos alunos do sétimo perÃodo do curso de Computação, com a intenção de representa a miscigenação presente na sociedade.
Luis Henrique, 7 anos, foi um dos alunos da escola Vanor Parreão, que participaram do evento, ele diz que aprendeu durante as apresentações que as pessoas não podem ter preconceito, “ negro e branco são a mesma pessoa†, declarou o aluno.
O diretor-geral do Campus Araguatins Décio Dias dos Reis, acompanhou toda a programação, para ele, a atividade reforça o caráter extensivo da instituição, aproximando os acadêmicos do campus da comunidade.
Para a diretora da escola Vanor Parreão da Costa, Vanderlagias Sampaio, a parceria com o campus é muito importante para o processo de aprendizagem dos alunos, que sempre recebem com muita satisfação as ações promovidas pela unidade de ensino.
A ação foi realiza ainda, em atendimento a lei federal nº 10.639 de janeiro de 2013, a qual inclui no currÃculo oficial a rede de ensino a obrigatoriedade da temática: “História e Cultura Afro- Brasileiraâ€.