Facebook
08/10/2022 - 06h30m

LIGA DE SAÚDE

Câncer de mama é tema de aula aberta da Lisc na Unitins de Augustinópolis

A discussão foi guiada pelo médico oncologista e obstetra Rafael Gomes e reuniu acadêmicos, professores, técnicos administrativos e profissionais da saúde.

O palestrante Rafael Gomes é médico especialista em oncologia e obstetrícia (Foto: Ananda Portilho)

A Liga de Saúde Coletiva (Lisc) da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) realizou na tarde desta sexta-feira, 7, uma aula aberta com o tema “Saúde da Mulher: câncer de mama” ministrada pelo médico oncologista e obstetra Rafael Gomes. A ação alusiva à campanha Outubro Rosa ocorreu no Câmpus Augustinópolis e reuniu professores e acadêmicos dos cursos de Medicina e Enfermagem, além de técnicos administrativos da Unitins e profissionais da saúde.

Durante a programação, o médico convidado abordou dados em relação ao câncer de mama no Brasil, além de riscos, sinais, sintomas, prevenção e tratamento da doença. No Tocantins, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), até o final de 2022, devem somar 290 o número de novos casos de câncer de mama diagnosticados nos últimos três anos. A estimativa foi feita em 2020.

Para a acadêmica Andressa Rodrigues, do 3º período de Medicina, replicar essas informações é fundamental. “O câncer de mama é um dos tipos de câncer que mais mata mulheres, então é muito importante que a gente fale sobre esse assunto. É importante que a gente saiba a importância da Atenção Primária em Saúde em relação ao diagnóstico e prevenção do câncer [de mama], principalmente nós, que somos estudantes de Medicina e Enfermagem, para que possamos repassar essas informações para nossas famílias e levar para a UBS, pois quanto mais conhecimento sobre esse tema, melhor”, pontuou.

A programação reuniu acadêmicos, professores, técnicos administrativos e profissionais da saúde (Foto: Ananda Portilho)

O palestrante agradeceu a oportunidade. “Essa foi uma oportunidade ímpar de conversar sobre o Outubro Rosa, de transmitir esse movimento internacional de conscientização sobre o câncer de mama. Agradeço imensamente a Liga de Saúde Coletiva e os acadêmicos de Medicina pelo convite que oportunizou uma fala sobre o diagnóstico do câncer de mama, métodos de rastreamento, entre outros assuntos. Espero que esse momento contribua para que eles sejam bons profissionais e multipliquem essas informações”, ressaltou o médico.

Apesar do câncer de mama ser diagnosticado principalmente em mulheres, a doença também pode acometer pessoas do sexo masculino. Acesse a página do Instituto Nacional do Câncer e tenha mais informações.

A aula aberta da Liga de Saúde Coletiva ocorreu na sala 15, no Câmpus Augustinópolis (Foto: Ananda Portilho)

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS