Com objetivo de dialogar e firmar parcerias com os prefeitos e mobilizar a comunidade para uma reflexão sobre a temática do trabalho infantil, a Caravana do Norte contra o Trabalho Infantil composta por seis entidades, entre elas a Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setas), está percorrendo a municÃpios do Bico do Papagaio desde o último dia 7 de abril. Nesta sexta-feira, a audiência acontece no municÃpio de Augustinópolis.
Ontem foi a vez de Praia Norte receber a Caravana, onde o prefeito Jader Jaime Félix Pinheiro assinou um Termo de Compromisso com o propósito de erradicar o trabalho infantil no municÃpio. O prefeito de Esperantina, Albino Cardoso Sousa e a prefeita de Buriti, Rúbia Rodrigues Amorim, também já assinaram o respectivo termo em seus municÃpios.
A Caravana do Norte contra o Trabalho Infantil está realizando audiências públicas nos municÃpios do Estado listados pela Pesquisa Nacional por Amostra de DomicÃlios (PNAD) do Instituto Brasileiro de Geografia e EstatÃstica (IBGE) que apresentaram altos Ãndices de trabalho Infantil. A Caravana é composta pelo Fórum de Erradicação Trabalho Infantil – FETIPA, entidade integrante do Fórum Nacional de Erradicação Trabalho Infantil, Setas, Agenda Tocantins do Trabalho Decente, Ministério Público do Trabalho, Ministério do Trabalho e Emprego e Organização Internacional do Trabalho – OIT, com o apoio da Fundação Telefônica.
Neste primeiro semestre serão realizadas 13 audiências no perÃodo de 7 de abril a 6 junho de 2014. Os próximos municÃpios a receberem a Caravana do Norte contra o Trabalho infantil para realizar as Audiências Públicas, serão: Bom Jesus do Tocantins (12 de maio), Pedro Afonso (13 de maio), Rio Sono (14de maio), Dois Irmãos (15de maio), Miracema (16 de maio), Lagoa da Confusão (3 de junho), Formoso do Araguaia (4de junho), Figueirópolis(5de junho) e Peixe (6 de junho).