DENÚNCIA ANÔNIMA
Ronaldo Borges Barbosa foi detido por volta das 23 horas desta quarta-feira, 7, por transportar cerca de 100m³ de madeira sem as devidas licenças ambientais, Documento de Origem Florestal (DOF/Guia Florestal), e nem mesmo Nota Fiscal. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) acredita que se trata de madeiras possivelmente extraídas de área de reserva indígena em Grajaú, no Maranhão. A PRF chegou até o caminhoneiro através de uma denúncia anônima. Barbosa estava estacionado em um posto de combustíveis, no km 3 da BR-226, no município de Aguiarnópolis, quando foi abordado pela equipe da PRF.
O condutor informou que aquela era sua terceira viagem transportando este tipo de carga sem nenhuma documentação. Relatou ainda à PRF que levaria a carga para Araguaína, onde tentaria encontrar um comprador. “Ele afirmou que não era difícil encontrar cliente para a carga, mesmo sendo a madeira irregular”, pontuou a PRF.
O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) foi acionado pela PRF e, durante aferição da carga, constatou um total de 98,5m³ de madeira extraída, sendo 75,25 m³ de Mourão e aproximadamente 23,36 m³ de estacas.
O caminhão e a carga de madeira ficaram apreendidos no pátio da PRF de Palmeiras do Tocantins, à disposição do Órgão Ambiental e Ministério Público até vistoria e destinação adequada. A multa aplicada pelo BPMA totalizou R$ 29.583,00.