Facebook
05/11/2014 - 18h14m

Carreira Docente - Formação e Desafios na Contemporaneidade é tema do II Seminário Integrado da UFT Tocantinópolis

Redação

Com o tema â€œCarreira Docente – Formação e Desafios na Contemporaneidade”, começou na noite desta terça-feira (4), o II Seminário Integrado dos Cursos: Ciências Sociais, Pedagogia, Educação do Campo e Parfor/Pedagogia. Com quatro dias de duração, o evento acontece no Câmpus da UFT em Tocantinópolis.

No primeiro dia de evento, aconteceu a conferência de abertura com a professora Drª Wilma Baia Coelho, da Universidade Federal do Pará (UFPA), onde palestrou sobre a Carreira Docente: formação e desafios na contemporaneidade. Em sequência houve os lançamentos dos livros: Politiquises: Poesia política (Giano Guimarães); Infância e Educação: teorias práticas e costumes (Eliseu Riscarolli); Direitos Humanos Democracia e Justiça: percepções literárias, jurídicas e filosóficas sobre a diferença (Eliseu Riscarolli e Flávio Camargo); PIBID da UFT: o desafio de formar professores (Cleomar Locatelli, Jhon Weiner; Vânia Maria de A. passos); Políticas Públicas e desenvolvimento nos municípios de gaúchos de Pelotas e Rio Grande do Sul (César Fiqueiredo, Naiara Molin), além de outros livros dos autores João Batista de Jesus Feliz e Wilma Baia Coelho.

Além de promover a integração entre os cursos de licenciatura do Câmpus de Tocantinópolis, o seminário tem por objetivo estimular debates e reflexões a cerca da educação como uma profissão e seus desafios. Ainda nesse tema, definir a importância da formação pessoal e profissional diante da diversidade cultural que o Tocantins abrange territorialmente.

A proposta do II Seminário Integrado, para o ano de 2014, parte de uma perspectiva de integração entre os Cursos de Ciências Sociais, Pedagogia, Educação do Campo e PARFOR/Pedagogia, e visa colocar em pauta discussões sobre a temática Carreira Docente. A temática proposta tem como objetivo proporcionar discussões e inflexões sobre a formação do professor e os desafios da carreira na contemporaneidade.

A novidade desta edição é a presença da Ministra da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros, nesta quinta-feira, 6, onde estará ministrando uma palestra aos participantes e convidados do evento.

Durante os quatros dias de evento haverá exposição de três grupos de artesãos de Tocantinópolis: Artesanatos Culturais Indígenas Apinajé e ABA – Associação do Babaçu da Amazônia e JUBIART.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS