AÇÃO VOLUNTÃRIA
“É muito bom, porque a gente gasta com comida pela estrada, até chegar em Palmas. Aqui a gente não gasta nada, tem comida na hora certa, banho, lençóis de cama e produtos de higiene. Quando a gente chega aqui encontra muitas pessoas que dão apoio. O lugar é aconchegante, acolhedor. Os funcionários trata agente muito bem. Eu adoro ficar aqui”, com estas palavras a paciente Edleuda Francisco Ribeiro, 52 anos, que reside em Tocantinópolis e está fazendo quimioterapia. Definiu o acolhimento dado pela Casa de Apoio Vera Lúcia, gerida pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), em Palmas.
A Casa de Apoio Vera Lúcia Pagani tem capacidade de atender, diariamente, 126 pessoas. Em 2019, o Governo do Tocantins, por meio da Setas, atendeu 21.588 pessoas. Este ano, somente entre os meses de janeiro e fevereiro, a Casa já realizou 5 mil atendimentos. No momento, 80 pessoas estão hospedadas.
Ação voluntária
A instituição conta com custeio contínuo do Governo do Tocantins e também recebe doações de parceiros voluntários, que ajudam de diversas formas. Na tarde de terça-feira, 3, mais voluntários trouxeram apoio e acolhimento com ações voluntárias para os hóspedes.
A esposa do presidente da Assembleia Legislativa Antônio Andrade, Virgínia Andrade, é uma das voluntárias que sempre está presente apoiando a Casa; e o gestor da Setas, José Messias de Araújo; tomaram um lanche da tarde com outros voluntários e os hóspedes.
Hospedagem
Os pacientes de hospitais públicos de Palmas, pessoas que moram no interior do Tocantins e até mesmo de outros estados da região e que utilizam os hospitais públicos de Palmas contam com uma atenção especial do Governo do Estado nesse momento em que mais precisam.
Além da hospedagem, na Casa, recebem gratuitamente três refeições diárias, além de apoio psicológico e espiritual.
Estrutura
A estrutura física da Casa é composta de mais de 100 leitos equipados com beliches, cozinha, brinquedoteca, sala interdisciplinar, parquinho e área de convivência social e capela. Fica a apenas 200 metros do Hospital Geral de Palmas (HGP), o que facilita o acesso. Os hóspedes são selecionados e encaminhados pelas assistentes sociais dos hospitais públicos de Palmas.
Endereço: Quadra 203 Sul, Avenida LO-05, APM-01. Telefone: 3218-2465.