Com o crescente número de casos de leishmaniose (o calazar), em São Bento do Tocantins, o deputado estadual Rocha Miranda (PMDB) cobrou da Secretaria da Saúde do Estado que envie com urgência uma equipe para fazer um levantamento mais preciso sobre a doença.
Segundo o deputado o municÃpio de São Bento do Tocantins por meio da Secretaria Municipal já informou à Secretaria Estadual da Saúde do Estado que a região passa por um surto de leishmaniose e que a doença se não tratada cedo pode levar a morte.
“Em São Bento já foi constatado e notificado mais de 50 (cinquenta) casos, que para um municÃpio de pequeno porte chega ser assustador essa quantidade, e o municÃpio já noticiou Secretaria da Saúde do Estado que não tomou nenhuma providência até o momento. O poder público municipal, assim como todas as prefeituras tocantinenses, encontra-se com dificuldades financeiras para realização dos serviços de prevenção e combate a leishmaniose.†Justificou Rocha Miranda.
O aumento exponencial do número de casos em São Bento do Tocantins e no resto do estado é para deixar em alerta as autoridades, já que isso significa grande chance de contaminação de pessoas.