EDUCAÇÃO
O Centro de Ensino Médio de Tempo Integral Darcy Marinho, de Tocantinópolis, realizou, nesta sexta-feira, 22, a culminância das atividades das disciplinas eletivas que fazem parte do Programa Escola Jovem Em Ação e também do ensino Médio técnico. A ação reuniu os alunos para socialização de resultados e apresentações culturais.
Utilizando metodologias de interdisciplinaridade, as disciplinas eletivas buscam motivar os estudantes e incentivá-los com novas práticas pedagógicas. Durante o segundo semestre, as disciplinas eletivas ofertadas pelo CEM Darcy Ribeiro foram #Vem Pra Libras, Cinema: uma arte interdisciplinar, Degustando o conhecimento e Piscicultura.
O coordenador pedagógico da unidade de ensino, Francisco Coelho, contou que as eletivas foram um sucesso. “As metas foram alcançadas. Realizamos diversas atividades de destaque, durante o semestre, que contribuíram para a qualidade da educação ofertada”, pontuou.
A aluna Jessica Graciele da Conceição dos Santos participou da eletiva #Vem Pra Libras e falou da aprendizagem e benefícios atingidos. “A eletiva trouxe conhecimento prático sobre libras. Tenho um amigo surdo e, por meio da eletiva, aprendi a me comunicar com ele. Foi uma experiência enriquecedora”, disse.
O professor da eletiva #VemPraLibras, Danilo da Silva Maia, falou sobre os resultados obtidos. “Desenvolvemos um trabalho com parcerias e muita dedicação. A eletiva visa à inclusão dos alunos surdos que nossa escola possui. Estamos felizes em ver o desempenho dos alunos e a integração vivenciada”, salientou.
O evento foi uma oportunidade para os alunos conhecerem o trabalho das demais eletivas e interagirem uns com os outros por meio da troca de valores e aprendizagens.
Escolas Jovem em Ação
O Programa de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, que no Tocantins chama-se Escolas Jovem em Ação, é uma iniciativa do governo federal, em parceria com os Estados que tem como objetivo implementar o ensino médio em tempo integral e promover uma grande mudança curricular e estrutural nas unidades educacionais. Para isso, as áreas de conhecimento são trabalhadas, junto aos jovens, de maneira diferenciada, despertando neles a capacidade de transformar sonhos em projetos de vida.
No Tocantins, 12 escolas em nove municípios participam do programa, beneficiando mais de 6 mil alunos da rede estadual de ensino.