WORKSHOP
Evento on-line esclareceu papel do comitê e tirou dúvidas sobre os procedimentos para a realização das pesquisas.
O Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP) da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) promoveu dois workshops com pesquisadores dos Câmpus de Araguatins e Augustinópolis nos dias 3 e 4 de novembro, respectivamente. Com o tema “Ética e procedimentos para a tramitação de pesquisas no CEP”, o evento ocorreu de forma on-line, por meio do Google Meet, e reuniu professores e acadêmicos ligados ou interessados no desenvolvimento de pesquisas científicas.
Para o coordenador do CEP/Unitins, Giovanni Bezerra do Nascimento, a discussão foi válida e enriquecedora. “O evento veio agregar grandes possibilidades para os Câmpus de Araguatins e Augustinópolis por ser uma possibilidade de aproximar o CEP dos pesquisadores. Assim, possibilitando aos pesquisadores e acadêmicos pesquisadores conhecerem um pouco do trabalho realizado pelo Comitê, das normativas que regem a Ética em Pesquisa, bem como os trâmites para a submissão dos protocolos de pesquisa. A participação foi grandiosa, envolvendo mais de 50 participantes. Só temos a agradecer e dizer que essas ações educativas continuarão em 2022”, pontua.
As programações on-line direcionadas para os Câmpus do Bico do Papagaio também contaram com a participação da professora e pesquisadora Lilian Natália Ferreira de Lima, do curso de Enfermagem do Câmpus Augustinópolis. “A programação vem para socializar as informações, mostrar aos pesquisadores que a instituição dispõe de um Comitê Ético e que eles podem estar enviando os protocolos de pesquisas com seres humanos, seja na área da saúde, seja na área das Ciências Sociais e incentivar os pesquisadores ao envio de protocolos já que a gente tem vários editais de pesquisa, de Pibic, Pibiti, Pivic que envolvem seres humanos. É importante relembrar que muitas revistas de renome, inclusive as revistas da Unitins, já exigem que as pesquisas com seres humanos, obrigatoriamente, precisam passar por um comitê de ética e estar de acordo com as resoluções utilizadas nos comitês brasileiros”, ressalta Lilian.
Os eventos foram direcionados para pesquisadores dos dois câmpus e tiveram grande adesão. Para a acadêmica e pesquisadora Ana Maria Valadares Araújo, de 19 anos, a programação tornou o papel do CEP/Unitins mais esclarecido. “A partir do que foi apresentado, se torna mais compreensível a pesquisa científica, os meios, o cuidado e a atenção que se deve ter com cada formulário, cada etapa, os termos, dentro outros. Espero que nós possamos ter mais eventos como esse, principalmente nos períodos iniciais da graduação, o que vai permitir que o acadêmico adentre na pesquisa científica com um olhar diferente”, pontuou a acadêmica do 4º período de Enfermagem do Câmpus Augustinópolis.
CEP
O CEP foi instituído para analisar e acompanhar as pesquisas realizadas com seres humanos, de modo a garantir o respeito aos participantes e a execução das pesquisas dentro dos padrões éticos. É um Comitê ligado à Comissão Nacional Ética em Pesquisa (Conepe) e que integra o sistema ligado ao Ministério da Saúde. O trabalho do CEP reforça a preocupação da Unitins com o desenvolvimento de pesquisas de forma responsável e ética.