SAETO
O Saeto é uma ferramenta estratégica para avaliar e melhorar a educação básica nas escolas públicas do Tocantins.
Em um esforço contínuo para aprimorar a qualidade da educação pública no estado, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realiza, de 2 a 11 de setembro, a 2ª avaliação formativa do Sistema de Avaliação da Educação do Tocantins (Saeto). Participam da segunda etapa de provas deste ano 68.120 estudantes do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 62.917 alunos da 1ª, 2ª e 3ª série do Ensino Médio da rede estadual. Também estão sendo avaliados outros 39.859 estudantes do 2º e 5º ano do Ensino Fundamental das redes municipais.
O Saeto é uma ferramenta estratégica criada para avaliar o desempenho dos educandos nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática. A avaliação ocorre em três momentos distintos: a Avaliação Diagnóstica/Entrada, que mapeia a situação inicial dos estudantes; a Avaliação Processual, que monitora o progresso da aprendizagem no meio do ano; e a Avaliação Final/Saída, que avalia o quanto os alunos evoluíram ao longo do ano letivo. Os resultados do Saeto servirão de base para implementar ações direcionadas a corrigir as dificuldades identificadas, garantindo que os alunos estejam preparados para os desafios acadêmicos subsequentes.
Saeto Digital
Neste ano, além das provas impressas, a Seduc também está aplicando os testes digitais para estudantes da rede estadual de 116 unidades escolares. O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, acompanhou as provas no Colégio Estadual São José, em Palmas.
“O Saeto é fundamental para mensurarmos o desempenho dos estudantes e a qualidade do ensino das nossas escolas. Tanto as unidades estaduais, quanto as municipais se beneficiam com este instrumento, criado pela Seduc, que permite que as equipes pedagógicas monitorem os progressos e visualizem as lacunas para aprimorarmos e avançarmos nas estratégias para o sucesso da aprendizagem”, enfatizou.
As estudantes da 1ª série do Colégio São José, Dafne Amaral Reis e Maria Clara Lins, finalizaram a avaliação confiantes. “Como são os conteúdos que estudamos, não tive dificuldade. Achei muito legal fazer a prova digital”, relatou Dafne. Para Maria Clara, participar do Saeto é uma oportunidade de melhorar o desempenho escolar. “Gostei bastante da prova. Com os resultados, vamos conhecer em quais conteúdos não estamos indo bem para poder focar mais e melhorar”, contou.
Plataforma do Saeto
Os resultados do Saeto são disponibilizados para as redes Estadual e Municipais na plataforma de Avaliação e Monitoramento da Educação Básica do Tocantins com dados das suas Unidades Escolares, turmas e estudantes avaliados.
A superintendente da Educação Básica da Seduc, Celestina Maria de Souza, destacou a importância das avaliações para as redes públicas de ensino. “O Saeto é um termômetro para as políticas públicas educacionais, que auxilia a direcionar recursos e esforços onde são mais necessários, garantindo assim uma educação de qualidade para todos”, concluiu.