PRF
Espécies e quantidade de material divergiam da documentação apresentada.
Durante esta semana, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 75,25m³ de madeira sendo transportadas ilegalmente, em dois municípios do Bico do Papagaio.
A primeira apreensão aconteceu na segunda-feira (14), por volta das 20 horas e 30 minutos, os agentes policiais deram ordem de parada ao conjunto veicular Scania/R 440 A6x2 e ao semirreboque Randon Sr Ca, no km 23 da BR-230, em Tocantinópolis. Durante fiscalização no compartimento de carga, observou-se que estava sendo realizado o transporte de 37.59m³ de madeira nativa na forma serrada, assim, foi solicitada a documentação necessária.
A segunda abordagem foi registrada na manhã desta quarta-feira (16), por volta das 09 horas, em Aguiarnópolis. No km 05 da BR-230, foi dada ordem de parada ao veículo VOLVO/FH 440 6X2T, tracionando o semirreboque SR/GUERRA AG GR. Após verificações no compartimento de carga, foi identificado o transporte de 37.66m³ de madeira nativa serrada.
Em ambas ocorrências, após inspeções minuciosas, foram verificadas pela equipe PRF, divergências entre os perfis e essências presentes na carga e os descritos na documentação fiscal apresentadas pelos condutores.
Diante dos fatos, foram constatados para os condutores, o crime de transportar madeira, lenha, carvão sem licença válida. As empresas responsáveis pelo material transportado foram qualificadas como autoras no mesmo tipo criminal. Toda carga apreendida foi encaminhada para os órgãos ambientais competentes, para as devidas medidas cabíveis.