CAPACITAÇÃO
A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio da Escola Superior de Gestão Penitenciária e Prisional (Esgepen/TO), inicia nesta segunda-feira, 18, o Curso de Alinhamento Operacional Penitenciário Feminino (CAOP) para 40 servidoras do Sistema Penitenciário Prisional do Tocantins (Sispen). A capacitação visa fortalecer a segurança nas rotinas das unidades prisionais.
Foram selecionadas, por meio de edital, 40 servidoras, destas 29 trabalham em unidades prisionais femininas e 11 nas demais unidades do Estado, o curso será ministrado na Esgepen e terá duração de cinco dias. A carga horária é de 62 horas, com aulas teóricas e práticas a fim de estabelecer um protocolo padrão para os adentramentos e procedimentos gerais dentro dos pavilhões e nas rotinas operacionais.
O gerente da Esgepen, Daniel Rodrigo Araújo, orienta que as servidoras selecionadas compareçam as aulas com o uniforme padrão do Sistema Penitenciário. “Para as atividades físicas elas devem usar tênis, shorts ou leggin e camiseta. Cada servidora deve levar seu kit de higiene pessoal contendo toalha, sabonete, creme dental, entre outros”, explicou.