Facebook
25/05/2021 - 16h57m

COMBATE AO CORONAVÍRUS

Cidades do Bico que fazem divisa com MA e PA discutem medidas para evitar entrada da cepa indiana do coronavírus

Ponte entre Tocantins e Maranhão em Aguiarnópolis (Foto: Divulgação)

Cidades do Bico do Papagaio que fazem divisa com o Maranhão e Pará estão discutindo medidas de prevenção para tentar evitar a entrada de uma nova variante do coronavírus no Tocantins. Até o fim da semana passada seis casos da cepa indiana tinham sido registrados no estado maranhense, sendo que pelo menos 100 pessoas tiveram contato com os estrangeiros infectados e estavam sendo monitoradas pelo governo local.

Em Aguiarnópolis, que faz divisa com Estreito-MA, o secretário Jarmondes Carlos da Silva afirmou que o município vem fazendo uma barreira sanitária há três dias. Os servidores estão fazendo medição da temperatura de quem chega do Maranhão e entregando panfletos informativos. O acesso entre as duas cidades é feito pela BR-230, através de uma ponte sobre o rio Tocantins.

Em Tocantinópolis, cuja divisa é com o município de Porto Franco-MA, uma reunião será realizada nesta terça-feira (25), para debater as providências que serão tomadas. “Estamos levantando algumas estratégias e uma delas deve ser a barreira”, afirmou a secretária Maria Vandeci.

Outra importante divisa entre os dois estados fica entre Imperatriz-MA e São Miguel do Tocantins. O município biquense informou que o comitê de enfrentamento vai reunir nesta semana para discutir a situação devido ao grande fluxo de pessoas entre os dois estados.

Em São Sebastião do Tocantins, a coordenação da atenção básica informou que o município está organizando para começar uma barreira sanitária com aferição de temperatura dos visitantes, ainda nesta semana. O trânsito entre as duas cidades é feito por meio de balsa.

Em Araguatins, na divisa com o Pará, a secretária de Saúde informou que estão reunindo todo corpo técnico da Secretaria Municipal de Saúde para reforçarem nas estratégias de enfrentamento, discutindo ações pontuais e efetivas.  “Vale a pena reforçar que, intensificamos os serviços de saúde para conter a alta de contágio do vírus no momento atual. Mas, só é possível se a população nos ajudar no sentido de manter as medidas de prevenção que todos já conhecem”, afirmou a secretária Dra. Simydarkuia Araújo.

No município de Ananás, há uma reunião prevista para discutir o assunto na próxima quinta-feira (27). O Bico 24 Horas ainda tenta contato com outros municípios que estão na divisa dos dois estados com o Tocantins.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS