UFT
A programação do Cineclube do Câmpus de Tocantinópolis da Universidade Federal do Tocantins (UFT) deste final semana será de biografia e drama. O filme "Stalin" será exibido no sábado, 28, às 18 horas, no Auditório Vigilante Adão Ribeiro da Silva. Após a exibição do filme, haverá um debate com os presentes na sessão sobre a temática abordada na obra.
O longa-metragem foi dirigido por Ivan Passer e estrelado pelo ator Robert Duvall. "Stalin" é ganhador de três prêmios Globo de Ouro, entre vários outros, incluindo prêmios para cinema Vilmos Zsigmond. Narrado pela própria filha, Svetlana Alliluyeva, a história do líder soviético é também baseado no que ela escreveu intitulado "Cartas a um Amigo".
Sinópse: O filme retrata a carreira política e vida pessoal do ex-líder da União Soviética, Joseph Stalin, demonstrando o seu governo e como ele foi capaz de trazer o seu país para um lugar de grande potência para o palco mundial, mas como consequência a destruição de sua família, bem como a morte de milhões de seu próprio povo. O processo de terror e crimes são bem retratadas no filme, demonstrando em sua astúcia e crueldade como ele expurgou da URSS de seus inimigos. A história é narrada pela filha de Stalin, que desertou para os Estados Unidos em 1967.