UFT
Com a tema "Tocantinópolis, 45 anos de formação de Professores e 25 anos do curso de Pedagogia", o Cineclube de Tocantinópolis vai exibir neste sábado, 15, a partir das 18h, o filme "A Educação de Pequena Árvore". A sessão vai acontecer no auditório do Câmpus da UFT em Tocantinópolis.
Segundo o professor João Batista de Jesus Félix, neste mês de outubro, o Cineclube exibirá filmes com temas relacionados à educação e à formação de professores em comemoração dos 45 anos que a cidade de Tocantinópolis é polo de formação de professores, desde a época do Antigo Goiás velho.
João Batista explicou a importância do cineclube. "O cineclube veio para mostrar que o cinema não é só diversão. Os filmes trazem propostas políticas. Além da diversão, o filme tem outra função, a de reflexão em torno de temas, como por exemplo, a formação dos professores, disse.
Sinopse
Do diretor Richard Friedenberg e estrelado por James Cromwell, Josep Ashton, Tantoo Cardinal, entre outros, o longa aborda o drama de um indígena, cujo nome é Cherokee Pequena Árvore. Pequena Árvore nasce em uma sociedade preconceituosa, ele cresce sob os cuidados dos avós e dos ensinamentos de seu povo. As diferenças com a educação local o obrigam a frequentar uma escola tradicional e mudar de nome, mas isso não é suficiente para distanciá-lo de suas origens.