MAIO AMARELO
Desde o início do mês de maio que o Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO) está mobilizado para conscientizar condutores e pedestres, para a redução do alto índice de mortos, feridos e sequelados, por consequencia de um trânsito intransigente e desrespeitoso. Com ações intensas, as 29 Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans), no interior do Estado, seguem com a árdua tarefa de orientar os atores que fazem o trânsito, para que trafeguem com segurança, valorizando a vida. Na programação, blitz educativas, palestras, panfletagem com material educativo, missa em Memória às vítimas de acidentes, teatro de fantoches, carreatas, caminhadas e ciclismo e debates em programas de rádio.
A Ciretran de Araguatins está promovendo ações em parceria com escolas municipais, estaduais e particulares de ensino. Em parceria com a Polícia Militar (PM), Corpo de bombeiros, Câmara Municipal e Prefeitura Municipal, a equipe de educação para o trânsito está fazendo panfletagens com material do Movimento Maio Amarelo; blitz educativa em vários pontos da cidade e palestras com estudantes, empresários e a população araguatinense. A perspectiva é de que cerca de 2000 pessoas sejam beneficiadas pelas ações.
No município de Augustinópolis, a equipe da Ciretran vem realizando palestras em empresas e na rede pública municipal e estadual de ensino. Em Xambioá, uma palestra para cerca de 200 pessoas, dentre elas, estudantes, professores e empresários locais foi realizada pela equipe de educação para o trânsito. Outra iniciativa foi a distribuição de panfletos educativos e palestra para funcionários das empresas Odebrecht Ambiental e do Grupo Votorantim. Em Colinas foram realizadas palestras educativas em escolas municipais e estaduais, com destaque para o Maio Amarelo e o tema do Movimento no Tocantins “Um Trânsito Mais Humano Começa Com as Escolhas Que a Gente Faz – Viver é Sempre a Melhor Opção”.
Para o diretor Técnico do Detran responsável pela Gerência de Educação para o Trânsito, Nielson Farias, o mês de maio é um período que as ações de educação para o trânsito são impulsionadas, devido ao Movimento global Maio Amarelo. Ele disse, ainda, que o Detran do Tocantins tem sido atuante durante todo o ano, com ações de conscientização para a segurança viária. “Temos trabalhado arduamente, apostando na mudança de mentalidade dos condutores do Estado, para que haja, também, uma mudança de postura no trânsito. Tem que haver respeito. Todos precisam ter a consciência de que são vidas que fazem o trânsito, e por isso a grande preocupação com a segurança”, ressaltou.
Maio Amarelo
Tem o objetivo de chamar a atenção sobre os altos índices de mortes no trânsito, além de mobilizar e desenvolver ações coordenadas entre o Poder Público e a sociedade civil. Envolve órgãos governamentais, empresas, entidades de classe, associações e federações para, efetivamente, discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando a questão do trânsito em todas as esferas.