A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) lança no próximo domingo (22/3), a partir das 10h, no Parque Olhos D’água, em BrasÃlia (DF), o Programa Nacional de Proteção de Nascentes. A iniciativa faz parte das celebrações do Dia Mundial da Ãgua, comemorado na mesma data. A meta é proteger mil nascentes neste ano em todo o paÃs nas áreas rurais.
Com o tema “Proteja uma nascente em um diaâ€, a CNA reafirma, por meio desta e de outras ações, a preocupação do setor agropecuário com a qualidade da água e a preservação da biodiversidade brasileira. A preservação das nascentes e dos olhos d’água é essencial para atender à s necessidades do campo e dos centros urbanos, tanto para o consumo quanto para a produção de alimentos.
A ideia é mostrar à sociedade brasileira que a conservação das centenas de milhares de nascentes em todo o Brasil é possÃvel. Basta apenas seguir cinco passos. O primeiro passo é identificar o tipo de nascente, entre três existentes: nascentes de fundo de vale, nascentes de encosta e nascentes de contato.
O passo seguinte é cercar a nascente para protegê-la. Depois, é necessário limpar a área para não obstruir o curso natural da água. A conservação do solo é outra etapa fundamental deste processo para evitar a erosão, promovendo a infiltração da água e evitando o soterramento da nascente. Por último, o replantio de espécies de espécies nativas, pois a proteção do solo com vegetação própria de determinada região é uma das formas mais eficientes de proteção da nascente.
“Ao seguir corretamente estes passos, estaremos conservando a qualidade da água, evitando o desgaste do solo e promovendo a recarga dos aquÃferos, que são as fontes de água para as nascentesâ€, destaca Nelson Ananias, assessor técnico da CNA.
No dia do evento, serão distribuÃdos brindes e material informativo sobre o passo a passo para a proteção das nascentes. Quem for ao local também poderá assistir a shows dos cantores brasilienses Célia Porto, Renato Mattos e da banda Liga Tripa, além da apresentação da companhia de circo Cia. Circênicos.