EDUCAÇÃO AMBIENTAL
1º Sarau Literário da unidade escolar teve como tema “Ecologia com Poesia”.
O topo da Serra do Estrondo foi o cenário escolhido pelo Colégio Estadual Marechal Ribas Júnior, de Axixá, para comemorar o Dia Nacional da Educação Ambiental, 3 de junho. A unidade escolar, promoveu a culminância das ações de preservação do meio ambiente com o 1º Sarau Literário com o tema “Ecologia com Poesia”, nesta sexta-feira, 3.
A unidade de ensino desenvolve diversas ações educativas de preservação do meio ambiente com a comunidade escolar, e aproveitou a oportunidade para realizar um mutirão de limpeza no local com estudantes, seus familiares, além de servidores da unidade de ensino. No alto da Serra do Estrondo foram instaladas placas educativas com QR Code que apresenta o projeto aos visitantes do ponto turístico de Axixá.
No Sarau, versos de Ariano Suassuna, Carlos Drummond de Andrade e Cecília Meireles foram recitados pelos estudantes que também declamaram diversos poemas relacionados ao meio ambiente.
Conforme o coordenador de área de Linguagens do colégio, Rodrigo Coelho, o projeto “tem como objetivo compartilhar experiências culturais e o convívio social através de textos poéticos, despertando nos discentes o interesse pela literatura e poesia”. A coordenadora da área de Ciências da Natureza, Maria do Socorro Alves Barros, destacou que o papel da escola é “formar cidadãos que se preocupam com as questões relacionadas ao meio ambiente, a fim de torná-los agentes ativos na busca de práticas de atividades ecológicas que ajudam na preservação e na conservação da natureza”.
Para o diretor escolar, José de Ribamar, a unidade escolar começa a criar outros espaços de aprendizagens, ultrapassando os muros da escola. “Com essas ações impactantes que a escola vem implementando podemos ir além, desenvolvendo habilidades e ampliando conhecimentos”, enfatizou.
O estudante Michael Silva Pereira participou das atividades com a mãe, Edilene Ferreira Silva. “Foi muito legal, pelo convívio social, pelo momento do sarau. É um projeto muito importante, que envolve não só alunos, mas toda a comunidade escolar e que faz um bem maior para as pessoas e para a natureza”, enfatizou.