ENERGISA
Os clientes da Energisa em Colinas do Tocantins estão sendo beneficiados com obras de melhoria e modernização da rede de distribuição que somam mais de R$ 11,7 milhões. Esses investimentos, que reúnem ações realizadas em 2017 e 2018, contemplam a ampliação da Subestação de Colinas, obras de expansão e instalação de religadores telecomandados, o que reduzirá as oscilações de energia, aumenta a carga para ligar novos clientes e ainda mais rapidez na recomposição do serviço em caso de falta de energia elétrica. Permitindo assim a melhor qualidade do fornecimento de energia.
Guilherme Damiance, gerente de Operações da Energisa, destaca que os investimentos proporcionam um serviço de maior qualidade, trazendo bem-estar e conforto para clientes de Colinas e região. “A subestação e todas as outras obras de melhorias contemplam a instalação de equipamentos modernos, capazes de detectar defeitos na rede, isolar e fazer manobras de carga de maneira automatizada e inteligente, reduzindo os impactos dessas ocorrências para os clientes, ou seja, o cliente terá o serviço restabelecido mais rápido.”
Com a modernização, o sistema elétrico da região está mais robusto para enfrentar o período chuvoso. No Tocantins, o início de chuvas costuma vir acompanhado de tempestades com ventos fortes e alta incidência de raios. Nestes casos, o sistema de proteção na rede garante a segurança da população e evita que os efeitos dos raios tragam danos para o cliente. “Quando o raio cai na rede, ela desliga automaticamente e depois religa após os procedimentos de segurança. Isso é a atuação do sistema de proteção, evitando danos”, explica Damiance.
Segundo ele, as primeiras chuvas já estão acontecendo e a força dos ventos têm derrubado árvores e causado danos à rede de energia, o que dificulta o trabalho em alguns locais. “Nestes casos mais complexos, muitas vezes temos que reconstruir redes, o que demanda mais tempo”, ressalta Damiance.
Na última semana, uma tempestade com ventos de até 85 km/h atingiu Colinas e região. Os ventos arrancaram árvores, lançando objetos e galhos sobre a rede de energia. Com isso foram derrubados postes e registrados o rompimento de cabos. Ao todo, 495 clientes ficaram sem energia. “As condições foram muito severas, principalmente da zona rural de Colinas e cidades vizinhas, mas conseguimos atender e restabelecer o serviço no menor tempo possível. O atendimento na zona rural foi um pouco mais demorado em função das dificuldades de acesso”, concluiu o gerente de Operações.
Energisa alerta para segurança
A Energisa orienta que os clientes mantenham distância de cabos rompidos ou outras estruturas danificadas da rede e peçam ajuda ao Corpo de Bombeiros (193) e à empresa pelo 0800 721 3330. Chegando ao local, a concessionária isolará a área de risco e adotará as medidas de segurança necessárias.
A Energisa reforça os cuidados que a população deve tomar em caso de tempestades:
• Retire todos os aparelhos eletroeletrônicos das tomadas
• Não use telefone com linha durante a tempestade com raios
• Evite ficar próximo de estruturas altas como torres de telefone ou de energia elétrica
• Não fique próximo a tomadas, janelas e portas metálicas
• Jamais se aproxime de fios partidos ou caídos, nem toque em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica
• Afaste-se de campos abertos
• Evite contato com cercas de arame farpado ou metálicas, elas podem não estar seccionadas nem aterradas. Em caso de descarga elétrica ou cabo partido, o contato pode ser fatal
• Não se abrigue embaixo de árvores
• Permaneça dentro do carro, pois ele garante isolação em caso de descargas atmosféricas
• Não entre dentro de rios, córregos, lagoas, entre outros
• Não utilize chuveiro ou torneira elétrica (secador, chapinha etc)
• Desligue os fios de antena dos aparelhos