Facebook
06/03/2018 - 13h10m

PROGRAMA CRIANÇA FELIZ

Com 19 municípios do Bico elegíveis, consultora do MDS diz que TO é referência nacional no PCF

Com informações de Cláudio Duarte

Secretária Patrícia quer mobilizar mais prefeituras à adesão do PCF

“O Estado do Tocantins tem avançado em relação ao Programa Criança Feliz (PCF) e precisamos mostrar esses resultados positivos já alcançados para sensibilizarmos os municípios elegíveis que ainda não aderiram ao Programa a efetivarem essa adesão”, disse a Secretária do Trabalho e Assistência Social Setas), na última sexta-feira, 2.

No Bico do Papagaio são 19 municípios elegíveis, desses; Aguiarnópolis, Augustinópolis, Araguatins, Axixá do TO, Buriti do TO, Carrasco Bonito, Itaguatins, Nazaré, Palmeiras do TO, Praia Norte, Riachinho, Sampaio, São Bento do TO, São Miguel do TO, São Sebastião do TO, Sítio Novo do TO e Tocantinópolis já aderiram ao Programa e destes, apenas Araguatins e São Sebastião do TO não iniciaram as visitas. O período para fazer a adesão está aberto novamente, e a proposta é sensibilizar para que o município de Ananás e Esperantina, que ainda não aderiram agora o façam.

Katilvânia Souza Guedes, coordenadora Estadual do  Programa Criança Feliz (Foto: Carlessandro Souza)

Os demais municípios do Bico, que no caso são: Angico, Cachoeirinha, Darcinópolis, Luzinópolis, Maurilândia e Santa Terezinha, estes não foram elegíveis ao programa porque eles não se adequam a um dos critérios, que no caso é; não tem o público prioritário, ou seja, o município para aderir ao programa a ser elegível ele precisa ter o CRAS e precisa ter o mínimo de 140 do público prioritário no municípo. Então esses municípios, considerando o público prioritário do programa, eles não atende. O público do programa são crianças de 0 a 3 anos que são beneficiários do Programa Bolsa Família, gestantes também beneficárias do Bolsa Família e crianças de 0 a 6 anos que são beneficárias do Benefício de Prestação Continuada, ou seja, são crianças deficientes e que são beneficiários do (BPC), então este é o público do Programa Criança Feliz, explicou Katilvânia Souza Guedes, coordenadora Estadual do  Programa Criança Feliz.

A consultora Gildene Soares aposta na troca de experiências

A observação foi durante a apresentação da nova consultora do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), para o Tocantins, Gildene Soares Carvalho, que veio ao Estado para conhecer a equipe que atua no Programa e se informar mais de como as ações no Tocantins se tornaram referências nacional. “O Tocantins foi muito elogiado pela Coordenadora Nacional, Juliana Rabelo que referendou o Estado por seu compromisso e rapidez no repasse das informações solicitadas em tempo hábil junto ao MDS”, parabenizou.

A equipe da Setas também apresentou um balanço minucioso, à consultora, das estratégias e ações feitas, bem como os novos passos que seguirão a partir deste ano.

A reunião contou ainda com a participação dos gerentes da Setas.

Programa Criança Feliz

O Programa tem como foco o desenvolvimento integral das crianças brasileiras, sendo seu principal objetivo assegurar as condições para que elas desenvolvam seu pleno potencial. Para isso, há uma estratégia de visitação domiciliar que visa atender famílias com crianças até três anos de idade. No caso de crianças em situação de extrema pobreza ou necessidades especiais, o apoio se estende até os seis anos de idade.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS