ALERTA NA ÃGUA
O Corpo de Bombeiros já registrou 18 mortes por afogamento só este ano no Tocantins. O número atÃpico chama atenção e preocupa com a aproximação da temporada de praias. Neste domingo (24) três pessoas morreram no rio Tocantins e uma no rio Araguaia, na região do Bico do Papagaio.
"Esse ano tivemos um registro prematuro desses casos. Temos observado que a população tem procrado as praias com antecedência. A procura do banhista que costumava ser rotineiramente no mês de junho, esse ano antecedeu e consequentemente os casos atÃpicos que envolvem diversos fatores, acabam ocasionando os afogamentos", diz o comandante operacional do Corpo de Bombeiros, major Cléber Sobrinho.
Segundo o comandante, muito casos de afogamento estão relacionado ao uso de bebida alcóolica. "Nós temos levantado incialmente que a bebida alcóolica tem estado presente. Inclusive nós adotamos a frase, "se bebe, não nade". Em outros casos, como tivemos a situação descrita esse fim de semana, pessoas que não tem o treinamento adequado entrando na água para tentar salvar outras pessoas que estão se afogando, sendo que o melhor caminho muitas vezes é lançar um objeto flutuante. Nós temos várias situações que podem ajudar até mesmo com o lançamento de garrafa pet, para que essas pessoas não venham afundar."
O Corpo de Bombeiros capacita anualmente guarda-vidas civil para auxiliar nas praias. "A formação dele tem validade de um ano. Ele fica responsável por oferecer segurança na praia. Essa é uma abordagem da prefeitura e todo ano o Corpo de Bombeiros faz a classificação das praias tocantinenses. As praias de maior risco de afogamento no perÃodo de praia, nós estamos presentes."
Casos
Neste domingo (24), três pessoas morreram aforgadas durante encontro de membros de uma igreja evangélica, à s margens do rio Tocantins, entre Esperantina e São Sebastião. Uma das vÃtimas é o pastor presidente da Assembleia de Deus-Madureira de Esperantina, Alpiniano Ferreira Campos, de 55 anos. Os adolescentes Fábio Carvalho da Conceição, de 15, e Maria Vitória Sousa Matos, de 13, também não resistiram.
Também neste domingo, um homem, que ainda não foi identificado, morreu após tentar atravessar o rio Araguaia nadando em Esperantina. Ele seria um morador do Pará que tentou chegar ao Tocantins nadando, mas não conseguiu completar a travessia e se afogou.
Os outros casos foram no dia, 15, desse mês, na praia da pimenta em AraguaÃna, no dia, 14, na praia Remanso dos Botos, em Itaguatins, e no mesmo dia foi encontrado o corpo de Ronaldo Júnior Martins Lourenço, de 24 anos. Ele desapareceu em Pedro Afonso e foi localizado próximo de Bom Jesus do Tocantins, no rio Tocantins.