ELEIÇÃO SUPLEMENTAR
A pesquisa Correio do Povo, única a acertar a íntegra do resultado do primeiro turno das eleições suplementares realizadas dia 3 de junho, no Tocantins, retornou às urnas para aferir a intenção de voto do eleitor no segundo turno, que tem como candidatos a governador, Mauro Carlesse (PHS) e Vicentinho Alves, do PR. Além da pesquisa estimulada, também foram realizadas questões espontânea e de rejeição.
Equipes do Correio do Povo percorreram 60 municípios das regiões norte, central, sul e sudeste do Tocantins. O resultado mostra liderança inconteste do governador interino, Mauro Carlesse, sobre seu concorrente, Vicentinho. Além da liderança na soma geral, Carlesse vence em todas as quatro regiões onde a pesquisa foi realizada.
PESQUISA ESTIMULADA
Na pesquisa estimulada, onde os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados, o resultado mostra que, se as eleições fossem hoje, Mauro Carlesse (PHS) teria 60% das intenções de voto. Vicentinho Alves alcançaria 16%. Eleitores indecisos ou que não sabem em quem votar somam 24%.
ACEITAÇÃO NAS REGIÕES
Região Norte
O candidato Carlesse venceria Vicentinho Alves em todas as regiões onde a pesquisa foi realizada. Na região norte, onde compreende o Bico do Papagaio e região de Araguaína, Carlesse teria 76% dos votos contra 17% de Vicentinho. 23% dos eleitores afirmaram que estão indecisos ou não sabem em quem votar.
Região Central
Na região central, composta pelos municípios de Palmas, Porto Nacional, Paraíso, Guaraí e adjacências, Mauro Carlesse teria hoje 59% das intenções de voto. Vicentinho teria 18% e eleitores indecisos ou que não sabem em quem votar 23%.
Região Sul
No sul do Estado, tendo as cidades de Gurupi, Alvorada e Formoso do Araguaia como referência, Carlesse vai a 61% contra 17% de Vicentinho. 22% são de eleitores indecisos e que não sabem em quem votar.
Região Sudeste
No sudeste tocantinense, que teve como referência municípios como Arraias, Dianópolis, Natividade e Taguatinga, a situação não muda em relação às outras regiões do Estado. Se as eleições fossem hoje, o governador Carlesse iria a 58%. Vicentinho Alves chegaria a 21%. Outros 21% afirmam que estão indecisos ou que não sabem em quem votar.
VICENTINHO LIDERA REJEIÇÃO
Como já era esperado, o candidato Vicentinho Alves lideraria no quesito rejeição por estar distante de seu concorrente na preferência do eleitor. Ele é rejeitado por 52% dos eleitores entrevistados e Carlesse tem a rejeição de 11%. Eleitores indecisos ou que não sabem quem rejeitar 37%.
ESPONTÂNEA
Na pesquisa espontânea, onde o eleitor de forma instintiva cita o nome do candidato que ele pretende votar, a liderança de Carlesse também é ampla. Neste quesito, Carlesse foi citado espontaneamente por 53% dos eleitores e Vicentinho Alves citado por 16%. Eleitores que não citaram nenhum nome ou que estão indecisos somam 31%.
VOTOS DO PRIMEIRO TURNO
Os números da pesquisa Correio do Povo indicam claramente que a maioria dos eleitores que no primeiro turno votaram em Carlos Amastha (PSB), Kátia Abreu (PDT) e Márlon Reis (Rede) migrou para o candidato governista, Carlesse. Esses candidatos foram derrotados na eleição do dia 3 de junho passado.
A diferença entre o primeiro e o segundo colocado, neste momento, é de 44 pontos, o que mostra que o candidato Vicentinho estaria perdendo votos, já que no primeiro turno ele obteve 22,22%. O decréscimo foi de 6.22%.
Carlesse obteve 30, 31% no primeiro turno e agora chega a 60%. O crescimento do governador interino teria sido de 29,69% em pouco mais de uma semana, segundo o eleitor.
DADOS DA PESQUISA
A Pesquisa Correio do Povo foi realizada de 6 a 10 de junho com 1.300 eleitores de 60 municípios do Estado do Tocantins, que foi dividido em quatro regiões: Norte, Central, Sul e Sudeste. A Margem de Confiança é de 95% e erro amostral de 2,5% para mais ou para menos. A pesquisa foi devidamente registrada no TSE sob número: TO-02448/2014.