PROGRAMA ESTRADA DO CONHECIMENTO
Como ações do Programa Estrada do Conhecimento, neste segundo semestre serão iniciadas obras de reformas nas seguintes unidades escolares: Colégio Estadual Nazaré Nunes da Silva, em Aguiarnópolis; Colégio Estadual Lacerdino de Oliveira Campos, em Colinas do Tocantins; Colégio Estadual José Luiz Siqueira, de Wanderlândia; Colégio Estadual Paulina Câmara, em Barrolândia; Colégio Estadual Darcy Ribeiro, em Pugmil e Colégio Estadual Anita Cassimiro, em Aliança do Tocantins.
Com o objetivo de agilizar as ações do Programa Estrada do Conhecimento (PEC), a Secretaria da Educação, Juventude e Esportes adquiriu com recursos do Banco Mundial, dois veÃculos tipo camionetes, que será utilizado exclusivamente nas ações de monitoramento das atividades do PEC. A entrega dos veÃculos será nesta sexta-feira, 8, à s 8h, no hall da Seduc.
De acordo com a diretora de Desenvolvimento da Gestão Educacional, Valdete Pagani, os veÃculos auxiliarão na tarefa de dar suporte ao monitoramento das ações, obras e serviços de consultoria na execução das tarefas do Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado Sustentável (PDRIS), desenvolvido por meio do PEC.
A secretária da Educação, Juventude e Esportes, professora Wanessa Schim,  destacou a importância do Programa Estrada do Conhecimento para os alunos que serão beneficiados com alguma de suas ações. “Serão desenvolvidas atividades pedagógicas importantes, como o acompanhamento de estudantes do ensino médio, por um perÃodo de quatro anos. E a realização de uma pesquisa diagnostica que será aplicada tendo como modelo a metodologia Stallings, com isso, poderemos ter um diagnóstico mais preciso no processo de ensino e aprendizagem nas escolas que farão parte do PECâ€, explicou.
Nessas escolas que serão reformadas, também serão implantadas ações pedagógicas, com um estudo Longitudinal de alunos do ensino médio por quatro anos. Também será realizado um estudo piloto de Diagnóstico de Qualidade do Ensino de Educação Infantil, uma pesquisa piloto de Observação de Sala de Aula com base na metodologia Stallings e formação para professores.
O programa Estrada do Conhecimento está sendo desenvolvido no Tocantins, por meio de uma parceria entre Banco Mundial/Brasil, Governo do Estado do Tocantins, com o objetivo de subsidiar o Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado Sustentável.