Aproveitar novas ideias para despertar nos alunos o gosto pela leitura foi o que fez a professora de LÃngua Portuguesa Maricleide Nascimento, do Colégio Estadual Abner Pacini, localizado em Almas. A professora promoveu nesta semana um piquenique da leitura, com o objetivo de unir as leituras, o contato com os livros a um momento de alegria e confraternização entre os alunos.
Maricleide explicou que começou a mudar a prática das aulas de LÃngua Portuguesa depois que recebeu da Seduc - Secretaria da Educação uma lista com sugestões para tornar as aulas mais dinâmicas e divertidas e então apostou em algumas ações. Com isso, aumentou a frequência dos alunos na biblioteca, melhorou a prática da leitura, da interpretação e da escrita.
Além do piquenique, Maricleide promoveu sessões de filmes com pipoca para os alunos que participaram das atividades de leitura e outras ações como varal da leitura, contação de história, etc.
“Antes tinha uma visão de que a leitura era importante, mas com o tempo aprendi que a leitura deve ser algo divertido, na qual os alunos possam dar boas gargalhadas. Se disser para ele que a leitura é importante, eles vão ler por obrigação e não é isso que estamos repassando. Queremos que eles aprendam a tomar gosto pelos livros e leiam com alegria e prazerâ€, contou Maricleide.
Luciana Castro de Andrade Linhares Nunes, coordenadora pedagógica, informou que a escola vem utilizando de diversas artes para ensinar. Ao longo do ano letivo foram realizadas aulas de campo no Morro Paiol, palestras sobre o patrimônio arqueológico de Almas, aulas cientÃficas e os alunos ainda dispõem de uma rádio para divulgar suas ideias e projetos.
O Colégio Abner Pacini atende alunos do ensino fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos. A escola prima pela manutenção dos valores humanos e pela relação entre escola e comunidade. E tem como missão transmitir o respeito ao ser humano e priorizar o diálogo em todas as situações de conflitos.