Facebook
20/04/2020 - 11h23m

REPATRIAÇÃO

Com diagnósticos negativos para Covid-19, estudantes biquenses vindos do Paraguai comemoram retorno ao TO

Redação

Todos os alunos passaram por testes rápidos (Foto: Antônio Gonçalves)

Alívio e gratidão. Estas foram as palavras mais repetidas pelas dezenas de estudantes que conseguiram sair do Paraguai e retornaram ao Tocantins na noite deste domingo, 19. Os estudantes saíram na tarde do sábado, 18, de Ponta Porã-MS e chegaram em Palmas neste domingo às 23 horas . Ao chegar à Capital, os estudantes foram levados diretamente para o Hospital Geral de Palmas (HGP) onde foram submetidos a testes rápidos para possível diagnóstico de Covid-19, doença causada pelo novo Coronavírus. Alguns destes são de Augustinópolis, Aguiarnópolis, Esperantina e São Miguel.

Ao todo, 60 alunos e 4 motoristas passaram pelos testes e nenhum atestou positivo para a doença. “Nós já tínhamos buscado todas as formas de voltar pra cá.

Victor Ataídes agradeceu ao Governo por ter conseguido trazê-los de volta (Foto: Antônio Gonçalves)

Estou imensamente agradecido por este milagre que o governador [Mauro Carlesse], o senador [Eduardo Gomes] e o deputado [Carlos Gaguim] fizeram. A gente não tem nem como agradecer. Se ficássemos mais tempo lá tenho certeza que não iríamos aguentar”, disse o estudante do 5 período de Medicina, Victor Ataídes Pereira Cordeiro, que vai reencontrar a família no município de São Miguel.

Os alunos conseguiram retornar ao Brasil após o governador Mauro Carlesse solicitar ao Ministério das Relações Exteriores gestão, com o Governo do Paraguai, para assegurar o retorno de tocantinenses que estudam no Paraguai e na Bolívia, além de colocar à disposição dos estudantes os meios necessários para que pudessem retornar ao Estado. Outros tocantinenses que ainda estão na Bolívia devem retornar ainda nesta semana.

Quem também comemorou o retorno ao Tocantins e o resultado negativo do teste rápido foi a estudante Isabel Cristina, que desde o dia 10 de março aguardava por uma solução para conseguir voltar para a cidade de Aguiarnópolis. “Estou muito feliz porque meu teste deu negativo. Eu já desconfiava que estava tudo bem, porque no Paraguai estamos cumprindo uma quarentena rigorosa e porque não tenho sintomas, mas ter a certeza disso é um alívio”, disse.

A felicidade é dupla: primeiro por estar de volta, depois por saber que não estou doente”, disse o estudante Walefe Oliveira Bueno, acrescentando que não via a hora de reencontrar a família na cidade de Porto Nacional.

Acompanhada da filha pequena, a estudante Adriele Almeida Parente era só felicidade por poder retornar e rever a família. “Lá estava muito difícil, nós não podíamos sair na rua, o comércio está todo fechado e, por isto, muitos brasileiros que vivem do lado paraguaio estavam tendo dificuldades. Queríamos muito voltar pra casa, a gente tentou, mas logo as rodoviárias fecharam e não conseguimos. Agora, graças a Deus, o Governo nos ajudou e até mandou os ônibus para nos buscar”, ressaltou a estudante.

Saúde

A equipe da Secretaria de Estado da Saúde (SES) montou um estrutura para receber os repatriados com a máxima agilidade e qualidade. Conforme desciam dos ônibus, os alunos receberam uma senha, depois era feito o cadastro e eles preencheram a ficha de isolamento, logo depois foi feito o teste rápido, com resultado em 15 minutos. Conforme foram sendo liberados dos testes que foram concluídos às 2:30 da madrugada desta segunda-feira, 20, os estudantes se organizaram nos micro-ônibus que os levaram para suas cidades. “Nós já estamos comunicando aos municípios que estes estudantes estão retornando e que eles devem ser monitorados por 14 dias”, explicou Perciliana Bezerra Carvalho, superintendente de Vigilância em Saúde.

Apoio

A ação contou com apoio da Polícia Militar, que fez a escolta dos ônibus quando estes chegaram a Palmas, e da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que forneceu micro-ônibus para levarem os estudantes da Capital até suas cidades de origem.

Alunos conseguiram voltar para o Brasil após o governador Mauro Carlesse fazer gestão junto ao Ministério das Relações Exteriores (Foto: Antônio Gonçalves)

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS