Facebook
03/10/2013 - 16h40m

Com PDRIS e Pró-Município governo investe em infraestrutura no Tocantins

Redação

Visando o desenvolvimento em estruturas de estradas vicinais e vias urbanas em todos os 139 municípios, o governo do Tocantins está desenvolvendo, de forma conjunta, o Programa de Desenvolvimento Regional Integrado Sustentável (PDRIS), promovido através de empréstimo advindo do Banco Mundial (Bird), e o Programa Pró-municípios, com recursos vindos de linha de crédito assinada junto ao Banco do Brasil.

De acordo com o secretário de Estado da Infraestrutura (Seinfra) e presidente da Agência de Máquinas e Transportes (Agetrans), Kaká Nogueira, os dois programas fazem parte de uma ação municipalista do governo do Estado, buscando contribuir para o desenvolvimento de todas as regiões. “Estamos trabalhando em conjunto com os prefeitos de todos os municípios com o objetivo de atender às demandas de toda a população tocantinense”, afirma.

Para o secretário de Estado de Relações Institucionais, Eduardo Siqueira Campos, o governo está realizando um antigo sonho de trabalhar em conjunto com todos os 139 prefeitos em prol do crescimento do Estado. “Não criamos o Pró-Município com a intenção de levar uma esperança que logo acaba. Esse programa vai realizar um sonho da população que é compartilhado por todos nós. Vamos ver nossas cidades oferecendo qualidade de vida para todos”, explicou.

Integração

Atualmente, o PDRIS voltado a estradas vicinais está desenvolvendo em dez municípios da região centro-oeste, obras de artes especiais, sendo pontes de até 30 metros, bueiros, gabiões e galerias. Ao todo, serão 72 municípios atendidos, com investimentos de R$ 150 milhões.

Municípios

Com as obras do Pró-Município, a prefeita de Miracema, Magda Borba, comenta que a parceria vai trazer diversos benefícios para a população do município. “A expectativa foi gerada, agora esperamos a concretização. Acreditamos que o governo vai atender tudo aquilo que estamos esperando”, afirmou, ressaltando a importância do apoio do Estado.

O município de Caseara, distante 256 km de Palmas, conta atualmente com 48% da população moradora da zona rural. Segundo o prefeito Renato Almeida, antes da chegada do PDRIS as estradas vicinais se encontravam em péssimo estado de conservação. “Quase a metade do povo vive da agricultura familiar e estava passando por muitas necessidades por falta de estradas para escoar a produção. Como algumas obras do Programa já foram executadas, além dos benefícios financeiros, temos mais de 700 crianças frequentando regularmente as escolas”, acrescenta.

De acordo com Frederico Melo, prefeito de Miranorte, além das ações do PDRIS, a cidade também é beneficiada com obras do Programa de Assistência aos Municípios (PAM) e agora será ainda melhor assistida com o Pró-Município. Ações que melhoram a infraestrutura da região e contribuem com a qualidade de vida da população. “A partir dos programas PAM e PDRIS poderemos fazer obras importantes que mexem com toda infraestrutura do nosso município. Além disso, receberemos uma Escola de Tempo Integral que será a força motora na educação”, enfatiza.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS