FESTA DO PEÃO
Investimento da Secretaria de Cultura e Turismo é de R$ 100 mil para realização do tradicional evento que ocorre no aniversário da cidade.
Mais de 20 comitivas participaram e animaram a tradicional Cavalgada da Festa do Peão em Monte Santo, que chegou, nesse domingo, 11, à sua 7ª edição. Cavalos bem equipados e enfeitados, homens, mulheres e crianças, trajados de botas e chapéus, cavalgaram pelas ruas da cidade. A festa deste ano contou com o investimento de R$ 100 mil em recursos do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult).
A cavalgada ocorreu dentro da festa que segue até o dia 18 de setembro. "Na nossa cidade o agro é muito forte e nossos pecuaristas desde o início de Monte Santo realizavam e incentivaram a cavalgada na véspera ou no dia do aniversário da cidade. Há cada ano sobressai mais, mas esse ano as comitivas estão maiores. Também foi muito importante esse recurso estadual, aproveitamentos para usar na estrutura e shows. Sem essa ajuda, essa festa não estaria ocorrendo", afirmou a prefeita do município, a enfermeira Nezita Martins Neta.
Ainda conforme a gestora, a realização da cavalgada este ano trouxe de volta satisfação aos moradores de Monte Santo depois de dois anos de pandemia da covid-19. " Também estendemos as festas. Costumam ser três dias de festejos, estamos fazendo oito", relatou.
"O Governo vem buscando cada vez mais incentivar a cultura tocantinense, e eventos como esse de Monte Santo, que unem a tradição e costumes, são importantes para a nossa população. Valorizam as raízes e o saber popular da nossa terra, além de incrementar e estimular o turismo cultural", destacou o secretário de Cultura e Turismo, Hercy Filho.
Moradora de Monte Santo, a estudante Maria Luiza Ribeiro Gomes participa pela segunda vez da cavalgada, quando também levou seu pequeno irmão para aprender a atividade. "Gosto de animais e acho bonito as cavalgadas. Admiro essa cultura. Também estou trazendo meu irmão e ensinando ele", contou.
Já a veterinária e empresária Dorama Silva Granda faz parte de uma comitiva que percorre todas as cavalgadas do Estado. "Costumamos participar de todas as cavalgadas do Tocantins e a de Monte Santo, quando tem, não deixamos de vir e gostamos muito", relatou.