Com objetivo de melhorar a qualidade da assistência prestada e fortalecer ações de nutrição, principalmente, aos beneficiários do Programa Bolsa FamÃlia e população vulnerável, como crianças e gestantes, o governo do Estado está realizando um curso para qualificar profissionais das regiões de saúde do Tocantins.
A técnica da área de Nutrição da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Andressa Cabral, explica que o curso é voltado para ações de alimentação e nutrição que são realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos municÃpios tocantinenses. “É um momento de qualificação dos profissionais para que eles trabalhem da melhor forma possÃvel, contribuindo para um resultado positivo dos serviços prestados à populaçãoâ€, disse.
Na ocasião, os profissionais são qualificados com relação as ações de vigilância nutricional, acompanhamento de peso, estado nutricional da população, aprendem mais sobre como identificar casos de desnutrição e obesidade, questões relativas a vitamina A - que é uma dificuldade encontrada em alguns municÃpios- e orientações sobre o Programa Bolsa FamÃlia.
Aproveitando a oportunidade, Gleiciane Ribeiro, coordenadora da Atenção Básica de Maurilândia do Tocantins, destacou que o curso é importante porque envolve as situações vivenciadas nos municÃpios. “O curso envolve várias metas que a gente trabalha no municÃpio, como Vigilância Alimentar e Nutricional, administração da vitamina A, suplementação por ferro e outras, por isso é importante que ocorra essa atualizaçãoâ€, ressaltou.
As cidades que compõem as regiões de Saúde do Bico do Papagaio e Médio Norte Araguaia já participaram da atualização.
O curso acontece das 8h à s 18h, no auditório do Ministério da Saúde, localizado à Quadra 104 Norte Avenida LO 2 lote 19, EdifÃcio Homaidan. Participam coordenadores da Atenção Básica, coordenadores das ações de alimentação e nutrição, digitadores dos sistemas de informação municipal, além de técnicos da Sesau.