ARAGUATINS
Cerca de 12 pessoas, incluindo os responsáveis por bares e blocos carnavalesco que se apresentarão durante o carnaval no Cais do Porto em Araguatins, nos dias 22 à 25 de fevereiro, estiveram reunidos com o comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM), tenente coronel Valdemi Silva Reis e a subcomandante da Unidade, major Allana Lopes Sousa Silva, na manhã desta sexta-feira, 21, no auditório do quartel, a fim de tratar sobre o decreto municipal que regula o uso de som e a área de entretenimento.
Tenente-coronel Reis destacou sobre o fiel cumprimento do decreto assinado pelo prefeito municipal de Araguatins, Cláudio Carneiro Santana. O comandante Reis abordou sobre a área do Cais do Porto destinada para a realização do evento; as normas de segurança e o sossego público, entre eles, conforme o decreto, a utilização de equipamentos sonoros em som automotivo que deverão ser posicionados com as caixas de som voltadas para o sentido do Rio Araguaia.
O comandante Reis disse ainda, que tanto a PM como demais órgãos de competência, atuarão na fiscalização para que nenhum item do decreto venha ser descumprido, entre eles, o que trata dos níveis de ruído sonoro provocados por som automotivo.
Já com relação os horários, o decreto pontuou de 10h às 22h, para o uso de som automotivo na área já delimitada para o carnaval. Para o funcionamento de som mecânico e músicas ao vivo nas tendas e estabelecimentos comerciais serão de 10h até às 4h da madrugada.
No domingo, 23, em razão da celebração da missa que fica em frente a área do evento, ficou proibido o uso de som das 19h30 às 21h. Exceto o uso de sons emitidos por viaturas policiais e ambulâncias.
Ao final da reunião todos se comprometeram ao assinarem termo de responsabilidade durante o carnaval.