POLÍCIA MILITAR
Por meio do 9º Batalhão da PM (9º BPM) a Polícia Militar realizou na manhã desta quarta-feira, 30, a aula inaugural do Curso de Formação de Praças (CFP) 2022. A cerimônia correu no auditório da câmara municipal de Araguatins, norte do Estado. O polo do curso de formação acontecerá em Araguatins, através do 9º BPM.
A solenidade contou com a presença do comandante e subcomandante do 9º BPM, major QOPM José Mário Carvalho Lemos Filho Wisbeck e capitão QOPM Dourivan Santos Pereira, além de oficiais, praças e servidores civis do 9º Batalhão.
Também esteve presentes no evento, o presidente da câmara, vereador Darlan Gomes Chagas; representante do judiciário; delegado Regional de Araguatins, Eduardo Morais Artiaga; Unidade Prisional de Araguatins; Ordem dos Advogados (OAB); Unitins; 10ª Ciretran; Instituto Federal do Tocantins (IFTO); Diretoria Regional de Ensino (DREA); Corpo de Bombeiros; Colégios Militares (CM); Polícia Militar Ambiental, dentre outros.
A ministração bíblica seguida de oração foi feita pelo co-pastor da Igreja Assembleia de Deus CIADSETA em Araguatins, Josivaldo Silva dos Santos. O palestrante foi o promotor de Justiça de Araguatins, Décio Gueirado Júnior. A temática trabalhada pelo promotor Décio foi sobre: “A Importância do Curso de Formação”. Após a fala, o promotor recebeu uma placa de homenagem em nome do 9º BPM.
Durante a cerimônia foram apresentados dois vídeos, sendo um do documentário histórico do 9º Batalhão, e o segundo, vídeo motivacional de cenas do filme “Fomos Heróis”.
Na fala do comandante do 9º BPM, major Lemos Filho, o oficial destacou a importância da aula inaugural do Curso de Formação de Praças para a unidade da PM em Araguatins.
Major Lemos enfatizou que além dos alunos praças alcançarem a formação militar como soldado, os que cumprirem todas as etapas do cronograma, serão também graduados em Curso Superior de Tecnologia em Segurança Pública, com o título de Tecnólogo.
Direcionando sua fala aos alunos do curso, major Lemos finalizou que: “ser soldado, é servir a sociedade. É enfrentar, sem medo, os desafios impostos pela profissão em prol do cidadão de bem”.
O CFP no polo de formação em Araguatins tem como coordenador o capitão QOPM Fábio Alves Ferreira Silva, subcoordenador 2º tenente QOA Edmar Silva Miranda e os monitores cabo QPPM Rubsom Alves de Araújo e cabo QPPM Vonilson Lopes da Silva.
O curso de Formação de Praças 2022 da Polícia Militar do Tocantins acontece por meio de parceria firmada entre a PMTO e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) o qual foi criado em 2008 pela Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, conceituando-se como instituição de educação superior, básica e profissional, pluricurricular e multicampi, especializada na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino.