UNITINS
O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) realizou na tarde dessa terça-feira, 27, mais um encontro de formação inicial. A professora e pesquisadora do Câmpus Augustinópolis, Priscila Gonçalves Jacinto, é a mais nova integrante do CEP.
De acordo com o coordenador do CEP, professor Rodrigo Barbosa, “a professora Priscila se faz presente principalmente devido à nova área de conhecimento que o CEP está abrangendo, a área de Ciência da Saúde, e ela vem enquanto profissional da saúde, e temos certeza que a presença dela será de grande importância”.
“Tivemos mais um encontro de formação inicial. É um procedimento que realizamos com todos os novos membros do CEP, apresentamos a história do comitê, a dinâmica de funcionamento os procedimentos o papel de cada um dos membros enquanto relatores, apreciadores dos protocolos de pesquisa que nos chegam”, explicou Barbosa.
A professora Priscila acredita no sucesso dessa parceria. “Estou como representante da área de Ciências da Saúde, para integrar o corpo do CEP da Unitins. Esse primeiro momento é uma preparação para compreender as normativas do Comitê, desde o cadastramento do projeto de pesquisa até a elaboração do parecer consubstanciado e a divulgação para o pesquisador. Acredito que não só o CEP, mas, principalmente, eu, ganharei muito aprendizado, e o que quero é dar a minha contribuição par ao melhor desenvolvimento dos trabalhos. Vai ser uma parceria de sucesso”, declarou a pesquisadora.
O CEP é um comitê colegiado interdisciplinar e independente, de relevância pública, de caráter consultivo, deliberativo e educativo, que recebe e avalia projetos de pesquisa que envolva seres humanos. As reuniões do Comitê acontecem quinzenalmente.