Para desenvolver a agricultura com baixa emissão de carbono no Tocantins, através do Plano ABC - Agricultura de Baixo Carbono - o Comitê Estadual realizará de 23 a 25 de abril, capacitação continuada para produtores e técnicos atuantes no setor agropecuário do Estado. O evento será realizado no IFTO-Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins de ParaÃso do Tocantins, a 60 km de Palmas.
A capacitação terá carga horária de 24 horas, distribuÃdas entre palestras sobre manejo de pastagens, gestão, produção de forragem e reunião técnica. De acordo com o coordenador de Desenvolvimento Tecnológico da Seagro, Fernando Garcia, trata-se de uma proposta de capacitação continuada para técnicos de nÃvel médio e superior nas linhas temáticas do Plano ABC. “As capacitações serão promovidas e coordenadas pela Embrapa/Pesca e Aquicultura e contam com o apoio logÃstico e de mobilização com os técnicos que participam das reuniõesâ€, completou.
Segundo Garcia, o módulo tem como objetivos: transferência de tecnologia de produção em sistema de integração lavoura-pecuária-floresta validados para a realidade tocantinense; transferência de tecnologias para recuperação de pastagens; transferência de tecnologia em sistema de plantio direto; contribuir para o atendimento dos compromissos voluntários assumidos pelo Brasil na COP-15; desenvolver novos instrumentos para capacitação de multiplicadores e produtores e ainda, de avaliar através dos indicadores socioeconômicos o impacto da adoção das tecnologias propostas.
Programa
O Programa ABC – Agricultura de Baixo Carbono é desenvolvido pelo Mapa - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - e Embrapa Aquicultura e Pesca, e coordenado pela Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário. O objetivo é promover a redução das emissões de carbono através do incentivo a processos tecnológicos que neutralizam ou minimizam o impacto dos gases de efeito estufa no campo, com metas e resultados previstos até 2020.
Além de estimular os investimentos necessários para a incorporação de tecnologias de baixa emissão de carbono no processo produtivo, o programa também promove ações que permitam ao produtor realizar a regularização ambiental de sua propriedade. Outras metas do programa são estimular a redução do desmatamento de florestas e incentivar a implantação de sistemas produtivos ambientalmente sustentáveis.
Programação
23/04 – Terça-feira:
8h – Estabelecimento de pastagens – Márcio Lara (Universidade Federal de Lavras – UFL)
13h30 – Ferramentas de gestão da propriedade rural – José Daniel (Sebrae – TO)
24/04 – Quarta-feira:
8h – Produção de forragem conservada – Thiago Carvalho (Universidade Federal de Viçosa – UFV)
13h30 – Orçamentação forrageira – Felipe Tonato (Embrapa Amazônia Ocidental)
25/04 – Quinta-feira:
8h – Manejo de pastagens – Vitor Del’Alamo (Embrapa Pesca e Aquicultura)
13h30 – Prova referente ao módulo
14h30 – Reunião técnica – andamento das unidades.