Em Barcelona, na Espanha, para reunião anual da Força Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF), a secretária do Meio Ambiente e Recurso HÃdricos, Meire Carreira, iniciou o ciclo de reuniões em busca de parcerias para a área de preservação ambiental, energias sustentáveis e alternativas de produção sustentável. A secretária, acompanhada do Diretor de Instrumentos de Gestão Ambiental da Semarh, Rubens Brito, faz parte da comitiva internacional do governador do Tocantins, Marcelo Miranda, que desembarcou no paÃs europeu no último final de semana.
Sobre a agenda, a secretária Meire Carreira informou que os primeiros protocolos de intenção para parceria na área de conservação ambiental foram fechados, após a reunião com o representante do Grupo da China Green – sediado em Vancouver/Canadá - , Shawn Burns. “O objetivo é a valoração de ativos de carbono como estratégia de investimento no Estado para a proteção das florestas e unidades de conservaçãoâ€, afirmou a titular da pasta.
Durante a reunião o Grupo agendou uma visita ao Tocantins para o mês de agosto. A vinda do Grupo será para definir quais serão as principais áreas de investimentos.
REDD+
Além de acompanhar os trabalhos desenvolvidos em outros paÃses e assegurar recursos por a polÃtica de REDD+ (Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal), a secretária Meire Carreira tem ainda a proposta de fortalecer a articulação com os demais estados que fazem parte da Amazônia Legal.
GCF
O GCF – Força Tarefa dos Governadores para Clima e Florestas foi lançado em 2008 pelo governador da Califórnia e mais oito governadores interessados em criar polÃticas e programas que apontem caminhos reais para o desenvolvimento rural que preserve a floresta, através das polÃticas de redução de emissões por desmatamento e degradação florestal, manejo florestal sustentável e conservação de estoques de carbono (REDD+).
O evento iniciou no último dia 15 e reúne 26 estados e provÃncias de 7 paÃses, com a participação dos membros do GCF, Fundos de investimentos, representantes de governo da comunidade europeia, Estados Unidos e stakeholders.